Entenda a relação entre Mar do Sertão e Velho Chico na Globo

A próxima novela das seis divide algumas semelhanças com Velho Chico, de 2016

Velho Chico e Mar do Sertão têm algumas semelhanças importantes. Foto: Reprodução/Globo
Velho Chico e Mar do Sertão têm algumas semelhanças importantes. Foto: Reprodução/Globo
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A novela Mar do Sertão já chamou atenção positivamente pelo elenco carregado de grandes nomes nordestinos, além de manter vivo o investimento recente da Globo em obras de alta qualidade cinematográfica nos horários mais importantes de sua programação. Porém, esta não é a primeira vez que a emissora aposta alto em profissionais locais para criar uma história verossímil na TV. Em 2016, Velho Chico encantou o público com uma trama poética e deslumbrante que certamente coleciona algumas relações importantes com o novo título do canal. Confira as principais:

Sertão Nordestino

As duas novelas são ambientadas no Sertão, mas Velho Chico explorou com maior entusiasmo os milagres do Rio São Francisco como um importante marco na região de Grotas, que sofreu ferozmente com a seca. Em Mar do Sertão, o assunto não é tão distante, afinal os moradores de Canta Pedra também buscam diariamente um milagre para encher seus depósitos de água, enquanto grandes políticos e coronéis concentram totalmente seus poderes para explorar a população. 

Coronelismo

Até hoje, há regiões do Brasil que ainda se sustentam através de regimes coronelistas, e não é à toa que Mar do Sertão utiliza o tema como um dos pontos cruciais em sua premissa, apresentando Tertúlio (José de Abreu) como um coronel ambicioso que não medirá esforços para obter total controle sobre um dos recursos mais requisitados pelos moradores de Canta Pedra: a água. 

Anteriormente, em Velho Chico, Tarcísio Meira deu vida ao coronel Jacinto de Sá Ribeiro, que explorava ao máximo os produtores de algodão, pagando o menor preço possível pelo quilo da mercadoria e vendendo para grandes companhias a preços muito maiores. O sistema concentrado de poder foi repassado por gerações e assumido posteriormente por Afrânio (Rodrigo Santoro/Antônio Fagundes) na trama. 

Gravações

Com tantas semelhanças criativas, a Globo não poderia deixar de aproveitar os recursos e ambientações criadas exclusivamente para Velho Chico em sua nova obra de teledramaturgia ambientada no Sertão nordestino. Exatamente por isso, a cidade de Paulo Afonso, na Bahia, voltou a virar cenário para as gravações externas do folhetim, assim como aconteceu em títulos como Velho Chico e a minissérie Amores Roubados (2014).

Renato Góes estava acostumado a viver heróis, mas agora irá interpretar um vilão em Mar do Sertão. Foto: Reprodução/Globo
Renato Góes estava acostumado a viver heróis, mas agora irá interpretar um vilão em Mar do Sertão. Foto: Reprodução/Globo
Renato Góes estava acostumado a viver heróis, mas agora irá interpretar um vilão em Mar do Sertão. Foto: Reprodução/Globo

Programada para estrear em 22 de agosto de 2022, a novela Mar do Sertão tem tudo para manter o ótimo índice de audiência conquistado por Além da Ilusão na faixa das 18h, e pode criar um paralelo interessante entre a última novela com história centrada no Sertão nordestino, afinal a proposta será diferenciada devido ao horário (Velho Chico foi exibida às 21h e, portanto, adquiriu uma narrativa mais poétia e profunda do que os termos elaborados para Mar do Sertão). Vamos esperar para ver!

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: