Ator de 'Riverdale' é sentenciado a prisão perpétua pelo assassinato da mãe

Após matar a mãe, ator dirigiu para Ottawa com intenção de matar o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau

Ator se declarou culpado por assassinato em segundo grau, que no Canadá, tem sentença de prisão perpétua automática. Foto: Reprodução/YouTube.
Ator se declarou culpado por assassinato em segundo grau, que no Canadá, tem sentença de prisão perpétua automática. Foto: Reprodução/YouTube.
Carol Souza
Por Carol Souza

O ator canadense Ryan Grantham, conhecido por seus papeis em produções como "Riverdale", "Diário de um Banana" e "Supernatural", foi condenado à prisão perpétua com inelegibilidade de liberdade condicional por 14 anos pelo assassinato em segundo grau de sua mãe, Barbara Waite.

De acordo com informações da imprensa internacional, Grantaham assassinou a própria mãe em março de 2020 ao atingí-la na nuca com um tiro de um rifle .22 enquanto ela tocava piano em sua casa em Squamish, British Columbia.

No tribunal, ainda segundo informações, foi divulgado um vídeo gravado pelo próprio ator com uma GoPro onde ele confessa o crime e mostra o corpo da mãe. No dia seguinte ao assassinato, Grantaham disse ter coberto o corpo de Waite com um lençol dispondo velas acesas em seu entorno e pendurando um rosário no piano antes de carregar o carro com armas, munição e coquetéis molotov e partir para o leste de Ottawa.

Grantham revelou que sua intenção inicial era matar o primeiro-ministro Justin Trudeau entretanto, mudou de ideia no caminho e dirigiu-se a Hope, BC, onde executaria um tiroteio em massa na Simon Fraser University – onde estava matriculado – ou na Lions Gate Bridge.

Milagrosamente, nenhum dos dois planos do ator chegou a serem concretizados, pois antes disso ele decidiu se entregar no prédio do Departamento de Polícia de Vancouver em East Vancouver.

A irmã de Grantham fez uma declaração impactante em nome da vítima após a sentença e a juíza da Suprema Corte da Colúmbia Britânica, Kathleen Ker , classificou o caso como "trágico" e "comovente", adicionando ainda que a escolha de Grantham por se entregar e não cometer um assassinato em massa havia sido uma "graça salvadora".

Esboço feito em tribunal detalha julgamento de Grantham. Foto: Reprodução/Twitter.
Esboço feito em tribunal detalha julgamento de Grantham. Foto: Reprodução/Twitter.
Esboço feito em tribunal detalha julgamento de Grantham. Foto: Reprodução/Twitter.

Em junho, ator de 24 anos leu uma declaração bastante emocionada no terceiro e último dia de sua audiência de sentença se desculpando por seus ator. "Não posso explicar ou justificar minhas ações. Não tenho desculpa", disse Grantham. "Dói-me pensar no quanto desperdicei minha vida."

"Diante de algo tão horrível, pedir desculpas parece tão inútil. Mas de cada fibra do meu ser, eu sinto muito", disse ele.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: