Saiba 5 maneiras de realizar uma compra segura na Black Friday

Informações visam ajudar os consumidores a evitar golpes.

Com a proximidade da Black Friday, usuários devem redobrar o cuidado com golpes. Fonte: Reprodução/YouTube
Com a proximidade da Black Friday, usuários devem redobrar o cuidado com golpes. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

Com a proximidade da Black Friday, milhares de consumidores estão a espera para garantir os melhores descontos e garantir os produtos que desejam. No entanto, esse período também atrai a atenção dos criminosos virtuais, ou cibercriminosos. Hoje, listamos 5 maneiras para realizar uma compra segura e evitar golpes.

1 - Não Clique em Links Desconhecidos

Na correria para escolher o produto certo a se comprar, o consumidor pode se deparar com links desconhecidos, que podem chegar em suas redes sociais. O certo é que se verifique sempre se o link está correto, uma vez que as políticas aplicadas as plataformas não permitem que as empresas possuam este tipo de comportamento.

2 - Escolha Formas de Pagamentos Seguras

O Pix já se tornou a principal forma de pagamento do Brasil, porém, deve-se tomar cuidado com isto. O consumidor deve sempre verificar o CNPJ e o nome ao qual será realizada a transferência e caso haja divergências, o usuário deve questionar imediatamente, se possível, ou então suspender a compra.

Outra forma de realizar um pagamento seguro é o cartão digital, com ele o consumidor evita divulgar as informações do seu cartão, e os dados da versão digital são excluídos logo após a compra, protegendo o usuário de qualquer golpe.

Dicas são importantes para evitar golpes. Fonte: Reprodução/YouTube
Dicas são importantes para evitar golpes. Fonte: Reprodução/YouTube
Dicas são importantes para evitar golpes. Fonte: Reprodução/YouTube

3 - Pesquise a Reputação da Loja

Durante as compras online, muitas vezes os consumidores não pesquisam sobre a reputação da loja onde estão comprando, o pode acarretar uma experiência não satisfatória para o usuário. Para evitar este tipo de problema, sites como Reclame Aqui e eBit dão ao internauta a possibilidade de verificar o serviço prestado pela loja.

4 - Nunca Forneça Seus Dados Desnecessariamente

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o usuário não deve fornecer informações que não sejam estritamente necessários para a realização da compra ou na identificação do consumidor. Fique atento e evite sites que solicitam mais de um número de cartão, ou mais de um documento de identificação.

5 - Desconfie de Ofertas Tentadoras

Ao pesquisar ofertas, o consumidor pode se deparar com promoções absurdas, deve-se sempre considerar o preço “normal” do produto, para isso, o usuário pode utilizar aplicativos para comparação e monitoramento de preços, evitando assim cair em golpes.

É importante frisar que as lojas oficiais possuem sites seguros e certificados, que podem ser identificados por um pequeno cadeado presente na  parte superior esquerda da tela, lá pode-se observar se a conexão é segura e as configurações do site, o que é um bom começo para uma compra segura.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: