Apple lança serviço de auto-reparo para o continente europeu

Self Service Repair oferece aos consumidores peças originais para conserto de seus aparelhos.

Self Service Repair chega à Europa. Fonte: Divulgação/Apple
Self Service Repair chega à Europa. Fonte: Divulgação/Apple
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A Apple já é conhecida por apresentar novas funcionalidades para os seus usuários. Recentemente a empresa lançou o Self Service Repair, que fornece peças e ferramentas originais para que o cliente conserte o seu próprio aparelho. O serviço lançado em abril deste ano nos Estados Unidos agora chega ao continente europeu.

Segundo o diretor de operações da Apple, Jeff Williams, a tecnologia deve ser duradoura para ser agradável aos clientes. É por este fato, que a companhia se esforça para criar produtos que raramente precisem de reparos. No entanto, caso isto ocorra, é importante que o usuário possua várias opções de serviços seguros e confiáveis, esta foi a ideia principal para a criação do serviço.

Até o momento, oito países europeus foram incluídos no programa, a Apple oferece equipamentos compatíveis com os iPhones 12 e 13, além de Macs. Entre os locais escolhidos estão Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Polônia, Reino Unido e Suécia.

Os clientes destes países poderão alugar ou comprar ferramentas e peças para realizar reparos básicos em seus aparelhos. Entre os dispositivos contemplados estão a linha iPhone 12 e 13 citada anteriormente, MacBook Air (M1), o MacBook Pro de 13 polegadas (M1), além dos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas lançados em 2021.

Serviço está disponível em oito países. Fonte: Divulgação/Apple
Serviço está disponível em oito países. Fonte: Divulgação/Apple
Serviço está disponível em oito países. Fonte: Divulgação/Apple

A Apple afirma que as lojas de Self Service Repair irão disponibilizar mais de 200 peças, além de ferramentas e manuais para o reparo. A empresa afirma que os usuários poderão comprar os kits com preços a partir de 49 dólares (aproximadamente R$256,00 em conversão direta), os valores podem variar conforme as lojas de cada país.

Os equipamentos fornecidos aos usuários são os mesmos utilizados pelas assistências técnicas autorizadas. Outro ponto interessante é que o usuário pode enviar as peças defeituosas de volta para a Apple, que pode oferecer ou não, um crédito ao cliente. Os componentes enviados podem ser recondicionados ou reciclados.

O Self Service Repair é uma decisão no mínimo curiosa da Apple, é claro que muitos aficionados podem optar por consertar seus celulares sem a ajuda de um profissional, no entanto, a escolha aumenta o risco de problemas irreversíveis que podem acarretar na perda do smartphone. Caso haja qualquer dúvida é imprescindível uma consulta a uma assistência técnica autorizada.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: