Apple: Empresa é multada e paga mais de 12 milhões de dólares à Rússia

Decisão alega abuso de domínio sobre os aplicativos móveis.

Apple paga multa milionária à Rússia. Fonte: Divulgação/Apple
Apple paga multa milionária à Rússia. Fonte: Divulgação/Apple
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A gigante americana da tecnologia, Apple, pagou uma multa de 906 milhões de rublos (cerca de 12,12 milhões de dólares) ao governo russo. O motivo é um caso antitruste que alega abuso do domínio da empresa no mercado de aplicativos móveis. As informações foram cedidas pelo Serviço Federal Antimonopólio (FAS) da Rússia, nesta última segunda-feira (27).

A multa se originou após a denúncia da empresa russa Kaspersky Lab, a companhia sinalizou que a Apple estaria dando preferência aos próprios aplicativos para os seus dispositivos. O FAS divulgou no Telegram a seguinte mensagem “Apple pagou uma multa de 906 milhões de rublos (mais de US$ 12 milhões, R$ 62,20 milhões na cotação atual). Os fundos já foram recebidos pela (…) Federação russa”.

O órgão já havia condenado a empresa anteriormente a pagar mais de 900 milhões de rublos (cerca de 12 milhões de dólares), ao decidir a favor de uma denúncia apresentada pela empresa de segurança cibernética Kaspersky Lab.

Decisão foi baseada na lei Antitruste. Fonte: Divulgação/Apple
Decisão foi baseada na lei Antitruste. Fonte: Divulgação/Apple
Decisão foi baseada na lei Antitruste. Fonte: Divulgação/Apple

A empresa russa afirmou que a Apple bloqueou o acesso ao seu aplicativo de controle parental simultaneamente ao lançamento de uma funcionalidade semelhante pela companhia americana.

Um ponto importante são as constantes disputas entre os EUA e a Rússia. Os americanos consideram a empresa Kaspersky Lab uma “ameaça para a segurança nacional”. A desconfiança ganhou grandes proporções em março de 2022, após o começo da ofensiva militar russa a Ucrânia, que gerou ao país uma série de sanções internacionais.

Em abril de 2021, o governo russo impôs a pré-instalação de alguns aplicativos oriundos da Kaspersky Lab, em todos os dispositivos eletrônicos vendidos no país. No entanto, após o começo dos conflitos com a Ucrânia, grandes empresas como a Apple deixaram o mercado do país, e muitos trabalhadores especializados na área foram levados para outros países.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: