Twitch: Plataforma é multada pela Rússia após divulgação de conteúdos pró Ucrânia

Plataforma deve pagar cerca de 4 milhões de Rublos ao país.

Motivo seria a divulgação de informações falsas sobre os conflitos com a Ucrânia. Fonte: Divulgação/Twitch e Reprodução/YouTube
Motivo seria a divulgação de informações falsas sobre os conflitos com a Ucrânia. Fonte: Divulgação/Twitch e Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A plataforma de streams Twitch foi multada pelo tribunal de Taganski em Moscou em 4 milhões de Rublos (cerca de R$289.000,00). A justiça afirma que o site pertencente a gigante americana Amazon, está propagando informações falsas sobre o confronto entre o país e a Ucrânia.

A justiça considerou a plataforma como culpada por violar o artigo 41 do Código Russo de Contravenções Administrativas, que pune a recusa em remover “informações não confiáveis que apontam para a desestabilização da situação sócio-política no país”. 

Segundo as informações repassadas pela agência Interfax, Moscou vem acompanhando todo o tipo de conteúdo postado nas redes sociais, blogs e até mesmo lives. A acusação feita pela justiça da Rússia leva em consideração a veiculação de uma entrevista com Oleksiy Arestovich, um analista ucraniano que atuou como assessor do Presidente da Ucrânia até o início deste ano.

Plataforma pode ser banida da Russia. Fonte: Divulgação/Twitch
Plataforma pode ser banida da Russia. Fonte: Divulgação/Twitch
Plataforma pode ser banida da Russia. Fonte: Divulgação/Twitch

A plataforma já havia sido multada em outubro de 2021 pelo mesmo motivo, logo após, em junho de 2022, uma multa de 2 milhões de rublos (cerca de R$144.900,00), foi aplicada a empresa devido à falta de armazenamento dos dados pessoais de usuários russos em servidores localizados no país, de acordo com uma lei aprovada em 2015.

Além da remoção do conteúdo e das multas aplicadas, é possível que as autoridades russas solicitem a retirada imediata do site dos domínios públicos. Até o momento, Twitch e Amazon não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto. 

A plataforma de stream foi uma das poucas empresas de tecnologia que continuou funcionando no país, haja vista que outros grandes nomes como Microsoft, Samsung, Google e Apple abandonaram o mercado russo.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: