Conheça 5 dicas essenciais para aproveitar a Semana do Consumidor

Evento ocorrerá entre os dias 12 e 18 de março.

Semana do Consumidor atrai movimentação para o comércio brasileiro. Fonte: Reprodução/YouTube
Semana do Consumidor atrai movimentação para o comércio brasileiro. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O mês de março é marcado por muitas celebrações, no entanto, um dos eventos que chamam a atenção para o setor comercial é a semana do consumidor. A data surgiu em 1962, nos Estados Unidos, quando John Kennedy discursou defendendo que todas as pessoas devem ter direito a uma compra segura e transparente. No Brasil, o dia começou a ter visibilidade apenas em 2014, como uma forma de celebrar o Código de Defesa do Consumidor, que está em vigor desde 1991. Contudo, ao invés de realizar o evento apenas em um único dia (15), o país adotou uma semana para isso. Este ano, o evento ocorrerá entre os dias 12 a 18 de março. Hoje, daremos cinco dicas para quem quer aproveitar as ofertas.

1 - Compare os preços com períodos anteriores

Para ter certeza de que o desconto realmente vale a pena, é necessário comparar o preço do produto por algumas semanas. A comparação pode ser feita manualmente, no entanto, existem algumas extensões e aplicativos que podem mostrar a variação do peso nas últimas semanas.

2 - Sempre confira as formas de pagamento

Este ponto é crucial para a segurança em compras via internet, por exemplo, o site deve oferecer formas de pagamento fáceis, seguras e que protejam os seus dados. Caso o pagamento seja via PIX, é necessário observar o CNPJ e o nome da empresa, somente após confirmar todos os dados, o usuário deverá realizar a transferência.

Dicas irão proteger o consumidor em suas compras. Fonte: Divulgação/Kabum
Dicas irão proteger o consumidor em suas compras. Fonte: Divulgação/Kabum
Dicas irão proteger o consumidor em suas compras. Fonte: Divulgação/Kabum

3 - Utilize um cartão de crédito virtual

Caso o usuário não se sinta seguro em informar os dados do seu cartão de crédito, ele poderá recorrer ao cartão virtual. A funcionalidade oferece uma numeração temporária de cartão de crédito, para o usuário poder realizar uma única compra específica. Após o término da transação, o número é descartado e não funciona mais. Assim, o consumidor preserva o número do seu cartão e evita que as informações caiam em mãos erradas.

4 - Confira as avaliações do site

Antes de realizar as compras, o usuário pode consultar as avaliações sobre o site, para verificar a confiabilidade da loja, assim como a entrega, ou qualquer tipo de problemas com o site. O consumidor deve realizar suas próprias avaliações no site, para ajudar outros usuários a realizarem compras no site.

5 - Conheça seus direitos

Um ponto importante é conhecer os seus direitos, não se esqueça de ler o Código de Defesa do Consumidor. Caso haja qualquer problema, o usuário estará embasado e poderá responder de maneira correta, requerendo seus direitos.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: