Gentil promete vingar Jonatas e afundar Antônio na lama em Terra e Paixão
O ódio toma conta de Gentil após Jonatas ser baleado no lugar de Aline, e Antônio precisará se cuidar para não sofrer duras consequências


Gentil (Flavio Bauraqui) nunca teve muita paciência para os absurdos cometidos por Antônio (Tony Ramos) em Terra e Paixão, mas até agora ele não tomou medidas drásticas para impedir o avanço do fazendeiro. Tudo deve mudar nos próximos capítulos, e motivo não poderia ser outro além de Jonatas (Paulo Lessa), que simplesmente fica entre a vida e a morte após ser baleado por um assassino contratado pelo patriarca da família La Selva.
O desespero toma conta de Gentil, principalmente quando ele fica sabendo sobre a possibilidade de Jonatas não resistir à cirurgia. Felizmente, a operação de várias horas garante a sobrevivência do produtor rural, mas a equipe médica faz questão de emitir um alerta pertinente: Jonatas pode nunca mais voltar a andar após o atentado.

A partir desta fase, nada poderá impedir Gentil de tomar suas próprias decisões contra o inimigo, e ele até tenta espelhar seu ódio em Aline (Bárbara Reis), a quem oferece uma arma para se defender dos ataques cada vez mais constantes de Antônio. No entanto, a produtora rural prefere recusar o presente e seguir com sua própria intuição, oferecendo-se para cuidar das terras que, anteriormente, eram comandadas por Jonatas.
Enquanto isso, Gentil pensa em uma forma de obter alguma vantagem e ainda jura a si mesmo que não vai deixar escapar a chance de acabar com a alegria de Antônio. Até o final do folhetim, a meta do veterano deve se concretizar, mas é impossível prever se ele estará vivo para assistir à queda do fazendeiro.
