Marino (Leandro Lima) segue determinado a desvendar os principais mistérios de Nova Primavera, incluindo, com destaque, a recente morte de Agatha (Eliane Giardini), justamente a vilã que conseguiu domar Antônio (Tony Ramos) e quem mais estivesse pelo seu caminho em Terra e Paixão. O delegado, que parecia agarrado a uma parceria duvidosa com a família La Selva até pouco tempo atrás, finalmente se desprendeu dos subornos e passou a investigar a fundo todos os detalhes sórdidos por trás de cada crime na região.
No meio das investigações, Marino finalmente descobre que Agatha faria uma denúncia específica contra Irene (Glória Pires) antes de aparecer morta na mansão. A mãe de Petra (Debora Ozório) com certeza teria motivos de sobra para acabar com a vida de sua maior rival, afinal, além de perder tudo, Irene ainda se sentiu humilhada pela reaproximação entre Agatha e Antônio.
Mas a personagem de Glória Pires não será a única suspeita nas investigações, afinal outros personagens também cometeram deslizes às vésperas do surgimento do corpo desfalecido de Agatha. Gentil (Flavio Bauraqui), por exemplo, vai precisar explicar ao delegado por que estava na fazenda no dia em que a amiga foi morta.
Gentil dirá a Marino que foi até o local para cobrar o dinheiro que havia dado a Agatha, enquanto Irene corre de um lado ao outro para tentar evitar uma condenação precoce. A verdade é que as investigações vão durar mais algumas semanas, até que o verdadeiro responsável pelo assassinato finalmente seja revelado na novela das nove.

