O Uruguai protagonizou uma das maiores decepções da Copa do Mundo de 2026. Tradicional força do futebol sul-americano, a Celeste foi eliminada ainda na fase de grupos após uma campanha sem vitórias, encerrando sua participação na lanterna do Grupo H com apenas dois pontos conquistados.
A seleção uruguaia empatou com Arábia Saudita e Cabo Verde nas duas primeiras rodadas e chegou à última partida precisando vencer a Espanha para seguir com chances de classificação. No entanto, acabou derrotada por 1 a 0 e deu adeus ao Mundial de forma precoce.
A classificação do Grupo H terminou com a Espanha na liderança, seguida pela surpreendente seleção de Cabo Verde. O Uruguai tornou-se o único representante da Conmebol eliminado ainda na primeira fase da competição.
Após a eliminação, o clima foi de abatimento entre jogadores e comissão técnica. Capitão da equipe, Federico Valverde pediu desculpas aos torcedores e admitiu a frustração com a campanha.
"O vestiário está desolado. Todos muito tristes", declarou o meia após a derrota.
A campanha também aumentou a pressão sobre o técnico Marcelo Bielsa. O treinador argentino passou a ser alvo de críticas da imprensa uruguaia e de ex-jogadores, como Diego Lugano, que classificou a participação da Celeste como a maior decepção entre as seleções sul-americanas na Copa. As escolhas táticas e o desempenho da equipe estiveram entre os principais questionamentos.
Dentro de campo, alguns jogadores também ficaram marcados pelo desempenho abaixo do esperado. O goleiro Fernando Muslera falhou no lance do gol da Espanha e foi substituído no intervalo da partida. Já Federico Valverde deixou o gramado visivelmente irritado ao ser substituído.
A despedida do Uruguai ainda teve um momento de tensão envolvendo Marcelo Bielsa. Antes da entrevista coletiva após o jogo disputado em Guadalajara, o treinador demonstrou irritação com a organização do evento, aumentando o clima de desgaste vivido pela delegação.
A eliminação precoce encerra uma campanha muito abaixo das expectativas para uma seleção que iniciou o ciclo da Copa sendo apontada como uma das candidatas a surpreender no torneio. Agora, o foco da Celeste passa a ser a avaliação do trabalho de Bielsa e o planejamento para os próximos compromissos internacionais.


