Mafalda, criada por Quino, completa 50 anos sem perder a relevância

Mafalda, criada por Quino, completa 50 anos sem perder a relevância
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Mafalda, a garotinha mais queridinha da argentina criada por Quino em 1964, famosa por deixar muitos adultos espantados com suas tiradas e perguntas. Completa 50 anos. A célebre personagem dos quadrinhos é uma das 10 figuras argentinas mais famosas do século 20.

O roteirista e desenhista argentino Quino, 81 anos, declarou que às vezes fica surpreso como algumas tiras desenhadas há mais de 40 anos ainda podem ser aplicadas a questões de hoje. Os temas favoritos de Mafalda são os problemas econômicos e sociais, as desigualdades, a injustiça, a corrupção, a guerra e o meio ambiente.

O Festival Internacional de Quadrinhos de Angulema (sudoeste da França) montou uma exposição em homenagem a Mafalda. Também há exposições previstas na Argentina, Itália, Espanha, Canadá e México sobre a garotinha e os 60 anos de carreira de seu autor, cujo nome verdadeiro é Joaquín Salvador Lavado Tejón, nascido em 17 de julho de 1932 em Mendoza (oeste da Argentina).

Embora tenha se exilado em Milão em 1976 com o golpe militar, Quino contou que Mafalda não foi censurada, acreditando que a arte das tiras era considerada um gênero menor, que não representava uma ameaça como voz histórica, os desenhos não aparentavam ser uma arte altamente intelectual e eram vistos como entretenimento para o povo.

Sobre o encerramento das tirinhas 10 anos após sua criação, Quino explica que acabou com a série porque estava se sentindo cansado de sempre fazer a mesma coisa. Afirmando que a decisão passou até por áreas conjugais, sua mulher estava chateada de não saber se poderia ir ao cinema com ele, convidar amigos para ir a sua casa jantar, seu trabalho começava cedo e ia até às 10 da noite fazendo tiras. Além disso, era muito difícil não repetir roteiros, quando não tinha mais ideia, recorria a Manolito ou a Susanita, que eram os mais fáceis. Se tivesse continuado, os mais ricos eram Miguelito e Libertad.

Sobre a comparação feita entre Mafalda e Charlie Brown, personagem criado pelo americano Charles Schulz, Quino observa que Charlie Brown vive em um universo infantil próprio, do qual estão rigorosamente excluídos os adultos, com a diferença de que as crianças querem virar adultos. Mafalda vive em um contínuo diálogo com o mundo adulto, mas o rejeita, reivindicando o direito de continuar sendo uma criança.

Ao ser questionado sobre como vê à Argentina e o mundo de hoje, Quino mantém a postura, dizendo que é sua obrigação acreditar que o futuro vai ser melhor, mas no fundo sabe que tudo continuará sendo como até agora.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: