Eclipse lunar poderá ser visto a olho nu em Santa Catarina na próxima terça-feira (15)

Eclipse lunar poderá ser visto a olho nu em Santa Catarina na próxima terça-feira (15)
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Na noite da próxima terça-feira (15), um eclipse total da lua poderá ser visto a olho nu em Santa Catarina. O fenômeno poderá ser acompanhado em planetários de São José e Joaçaba. De acordo com Marcelo Schappo, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), vários fenômenos astronômicos está acontecendo com o decorrer do mês de abril.

De acordo com o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), após o alinhamento entre os planetas Terra e Marte com a Lua, devem ocorrer dois eclipses (Lunar e Solar).

O fenômeno deve ser registrado na terça-feira, quando a lua (satélite natural da terra) cruzar o cone da sombra do planeta, produzindo um eclipse total durante o alinhamento. Telescópios ficarão a disposição do público para quem quiser acompanhar o fenômeno mais de perto em planetários de São José e Joaçaba.

O fenômeno aconteceu pela última vez há três anos, começara por volta da 1h30 da madrugada e deve ir até 6h30 de forma parcial. O horário que o eclipse deve atingir o seu ponto alto será por volta das 3h da manhã.

Em São José, o IFSC irá realizar uma sessão de observação astronômica gratuita, na Avenida Beira-Mar entre 1h30 e 6h da manhã. Em Joaçaba, o observatório Frei Bruno vai ficar aberto para visitas entre 0h e 5h da madrugada.

Durante o eclipse, a lua deve obter tons avermelhados e não ficará totalmente obscura. Segundo Marcelo Schappo, mesmo a olho nu, a observação do fenômeno com um telescópio permite maior riqueza de detalhes e "é isso que encanta as pessoas". 

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: