Criador de "Mafalda", cartunista Quino é vencedor do prêmio "Príncipe das Astúrias"

Criador de "Mafalda", cartunista Quino é vencedor do prêmio "Príncipe das Astúrias"
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

O famoso Quino, Salvador Lavado Tejón, criador e "pai" da personagem Mafalda, foi anunciado nesta quarta-feira (21), como o grande premiado do "Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades 2014". Sua personagem criada por ele Mafalda é conhecida mundialmente, e é uma menininha cheia de opinião política e que filosofava sobre a vida, muito querida pelos amantes de tirinhas há um bom tempo.

Ao anunciar o prêmio, o juri ressaltou que "a obra de Quino tem um enorme valor educativo e foi traduzida para muitas línguas, o que revela sua dimensão universal. Os seus personagens transcendem qualquer geografia, idade e condição social".

O diretor do Instituto Cervantes e presidente do júri, Víctor García de la Concha relembrou o anivesário de 50 anos da criação de Mafalda, e elogiou o cartunista pela combinação de sabedoria nas tiras e histórias, com a simplicidade. "Ao completar o 50º aniversário do nascimento de Mafalda, as lúcidas mensagens de Quino continuam vigentes por terem combinado com sabedoria a simplicidade no traço do desenho com a profundidade de seu pensamento", declarou ele.

A primeira vez em que Mafalda foi publicada, ainda como tira, foi em 29 de setembro de 1964, na revista Primera Plana, de Buenos Aires, expandindo-se e sendo traduzida em várias línguas posteriormente.

O mexicano Jacobo Zabludovsky e o filósofo Emilio Lledó concorriam ao prêmio vencido por Quino, que teve como vencedora no ano de 2013 a fotógrafa americana Annie Leibovitz.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: