Edward Snowden confirma ter pedido asilo político ao Brasil: "Um pedido formal"

Edward Snowden confirma ter pedido asilo político ao Brasil: "Um pedido formal"
Carol Souza
Por Carol Souza

Nesta última semana o ex-funcionário da NSA (Agência de Segurança Nacional) dos EUA, Edward Snowden, concedeu uma entrevista ao programa dominical "Fantástico", da Rede Globo, onde confirmou ter feito um pedido formal de asilo político ao Brasil.

Sua informação bate de frente com o que foi divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores em 2013, que afirmou que o pedido nunca havia sido feito. Entre outras declarações polêmicas, Snowden fez algumas críticas à Rússia, país que o abriga há cerca de 10 meses.

"A Rússia não é um país perfeito e discordo fortemente de muitas coisas, principalmente da forma como monitorizam a internet e censuram a Imprensa. Mas é melhor do que a prisão", disse ele.

O espião norte-americano, acusado nos EUA de divulgação de informação confidencial, disse gostaria de ir a tribunal, mas disse também não acreditar da possibilidade de um julgamento justo e imparcial, e apesar de confirmar sua vontade de viver no Brasil, Snowden negou ter proposto asilo político em troca de documentos confidenciais ao governo brasileiro.

"Pedi asilo a vários países, e o Brasil foi um deles. Um pedido formal", esclareceu ele, que também revelou que o fez enquanto ainda se encontrava no aeroporto de Moscovo e descobriu que seu passaporte tinha sido cancelado pelos EUA. 

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: