FLIP 2014: Obras de Millôr Fernandes serão apresentadas em festival de Paraty

FLIP 2014: Obras de Millôr Fernandes serão apresentadas em festival de Paraty
Carol Souza
Por Carol Souza

Na última quarta-feira (30), o primeiro dia da Feira Literária Internacional de Paraty, mais conhecida por seu público por FLIP, as atividades se iniciaram bem cedinho. E apesar de sua abertura principal estar marcada apenas para às 19h, a mostra deverá homenagear Millôr Fernandes, jornalista, cartunista, tradutor, roteirista.

No circuito alternativo, às 8h30, a mesa sobre roteiros e escritores Eliane Brum e Antonio Prata foi bem disputada. A Flipinha, que é a programação totalmente voltada para o público infanto-juvenil, traz a apresentação de dança de índios guaranis, pois um dos temas centrais da festa deste ano é a questão indígena.

Na agenda da Flipzona haverá o debate Sociedade e Literatura na parte da tarde e, às 18h, terá a abertura do Circuito de Pratos Literários, evento gastronômico que há cinco anos integra a programação do Off Flip que homenageia autores e divulga restaurantes, produtos e produtores da região, por meio das receitas criadas pelos chefs de Paraty.

Às 20h começa o até então aguardado show de abertura, que este ano, será gratuito desde a criação da Flip, há 12 anos.

Paulo Werneck, curador da Flip, explicou que a ideia é democratizar o acesso aos eventos oficiais cada vez mais. De acordo com Werneck. Sempre houve uma preocupação com a inclusão. Neste ano haverá um telão na Praça da Matriz para divulgar a transmissão ao vivo do evento no site, para todo o Brasil, fazendo com que a Flip não fique restrita a quem está dentro da tenda e em Paraty.

Até domingo, 3 de agosto, estão previstas mais de 200 atividades, entre shows, lançamentos de livro, debates, exposições e exibições de filmes. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 25 mil pessoas até o fim do evento.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: