Julien Blanc: Itamaraty veta visto de entrada do suíço no Brasil

Palestra de Blanc sobre "como pegar mulheres", onde é acusado de "exaltar a cultura do estupro" chegaria ao país neste mês

Julien Blanc: Itamaraty veta visto de entrada do suíço no Brasil
Carol Souza
Por Carol Souza

Segundo informado ainda na noite desta quinta-feira (13) pela BBC Brasil, foi confirmado pelo Ministério das Relações Exteriores a negação do visto de permanência do suíço Julien Blanc no Brasil. O Ministério ainda afirmou ter "elementos suficientes para recomendar a negação", e em nota, ressaltou que até o momento, não foi registrado pedido algum de visto por parte de Julien.

"Caso uma solicitação de visto seja recebida por qualquer Embaixada ou Consulado no exterior, já existem elementos suficientes que recomendam a denegação. Para tanto, o Itamaraty acompanha o assunto em coordenação com o Ministério da Justiça e a Secretaria de Políticas para as Mulheres", afirma a nota.

De acordo com o blog #Sala Social, da BBC Brasil, o Itamaraty confirmou também que suas representações diplomáticas e consulares ao redor do mundo forma instruídas a entrar em contato com Brasilia, caso fosse requerido algum pedido de entrada no Brasik por parte de Julien.

Entenda o caso:

Ainda no início desta semana, uma petição pública foi movida em um site especializado em Florianópolis e enviada ao Ministério Público de Santa Catarina, à Assembléia Legislativa e ao 6º Distrito Policial de Proteção da Mulher.

A petição acima citada pedia que uma palestra de Julien Blanc na cidade, com data de realização marcada para o fim de novembro, fosse impedida de ser apresentada. Segundo consta, nesta palestra Julien ensinaria aos homens como "pegar mulheres", porém apresentando estratégias de "conquista" que incluem práticas de abuso físico e emocional.

Esta não seria a primeira vez que Blanc teria tido problemas por sua palestra. De acordo com o jornal britânico The Mirror, o suíço teria sido deportado da Austrália após a criação de uma petição por uma ativista pelos direitos das mulheres, assinada por 41 mil pessoas na web.

A justificativa para a petição no texto se dá na afirmação de que Blanc pratica "exaltação à cultura do estupro, ao crime de agressão e racismo" em sua palestra.

Na última segunda-feira (10) uma matéria divulgada pela revista Marie Claire aponta que em uma gravação registrada em uma das palestras de Blanc ele fala sobre como se relacionar com asiáticas e diz: "Se você é um homem branco, pode fazer o que quiser". E continua: "Faça traquinagens pelas ruas agarrando as garotas. Cabeça no pênis. Cabeça. No pênis. Todo estrangeiro branco faz isso".

Com informações dos portais Terra e Clic RBS.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: