Escolinha do Professor Raimundo: Mateus Solano surpreende como Zé Bonitinho

"Para mim, era essencial conhecer o Zé Bonitinho que existe dentro de mim", afirma o ator

Escolinha do Professor Raimundo: Mateus Solano surpreende como Zé Bonitinho
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Zé Bonitinho foi brilhantemente interpretado, ao longo de 50 anos, pelo inesquecível Jorge Loredo, falecido em 26 de março deste ano. Irreverente, sedutor, cheio de tiques e totalmente narcisista, o personagem ganha uma nova cara na atual Escolinha do Professor Raimundo. Mateus Solano, conhecido por seu trabalho como Félix em Amor à vida, recebeu a difícil missão de dar vida ao “perigote das mulheres” e arrancar incontáveis gargalhadas dos exigentes telespectadores.

É sempre difícil interpretar um personagem já imortalizado por outro profissional, o ator está sujeito a várias comparações e ao dobro de críticas caso não consiga satisfazer o público, mas a atuação de Solano está sendo bastante elogiada, principalmente nas redes sociais. Após dois anos afastados dos holofotes, ele retorna com força total para encantar as mulheres (e homens também) de todo o “Brasil varonil”.

Em entrevista ao “Gshow”, Mateus contou sobre a preparação que teve de enfrentar par incorporar o papel de Zé Bonitinho e revelou que sua filha Flora, de cinco anos, fruto do relacionamento com a atriz Paula Braun, não resistiu ao encanto do personagem e se tornou uma grande fã. “Ela viu e achou muito engraçado. O pente, os óculos... Fiz questão de mostrar também o original e ela se divertiu vendo as duas coisas”, conta o ator.

Solano é conhecido por sua dedicação ao trabalho, quando inicia um projeto, ele dá o seu melhor e mergulha fundo no papel. Quando deu vida a Félix, ele precisou de muito estudo e chegou a ler sobre histórias nazistas para complementar o vilão, com Zé Bonitinho não foi diferente, o artista se entregou ao mundo de humor do “perigote” e teve de pesquisar muito antes de encarnar o sedutor personagem.

“Foi muito estudo para chegar perto e fazer uma homenagem a esse personagem que é tão cheio de trejeitos e características. Eu precisava cuidar com muito carinho e muito respeito. Foi dentro disso que eu comecei”, explica Mateus. “Assisti a muitos vídeos de várias fases e também a um documentário muito bacana chamado ‘Câmera, Close!’. Para mim, era essencial conhecer o Zé Bonitinho que existe dentro de mim, dentro de cada um que já assistiu”, detalha.

O ator Global se diz fã declarado do trabalho de Jorge Loredo e conta que sua relação com Zé Bonitinho é de longa data. “É um personagem que eu imitava. Não só ele como outros, junto com o meu irmão. Sempre assisti e sempre tive o maior carinho”, recorda com carinho. Ele ressalta sobre a responsabilidade de interpretar um personagem tão conhecido. “O primeiro papel de muito destaque que eu fiz foi o Ronaldo Bôscoli (na minissérie Maysa – Quando Fala o Coração), que era muito recente, que muita gente conhecia e que já vinha carregado dessa expectativa, digamos assim. Dentro disso tudo, tento fazer o meu melhor. Tento não me cobrar, não ficar com tanta expectativa e fazer da melhor forma possível", concluiu o ator.

A Escolinha do professor Raimundo ganhou uma versão remasterizada com personagens antigos interpretados por novos atores, também de grande talento e que vem surpreendendo os telespectadores. A nova versão do humorístico é exibida aos domingos, na Globo, e foi criada como uma forma de homenagear os 25 anos da atração.

Os figurinos, maquiagem, cenário, efeitos sonoros, chavões, entre outros detalhes foram mantidos pelo programa, porém a emissora causou uma impressão da "escolinha" ter voltado no tempo e de alguns personagens terem rejuvenescido, reunidos na sala de aula, sob o comando do Professor Raimundo, atualmente interpretado por Bruno Mazzeo, filho do mestre Chico Anysio. A escolha do rapaz foi um grande acerto levando em consideração o tom de voz semelhante, a mesma postura e a vantagem de se parecer bastante com o pai.

Como já citamos Zé Bonitinho, está sendo interpretado por Mateus Solano que foi perfeito nos trejeitos, aparência, voz, figurino e no "andar sedutor", além dos chavões que fizeram o sucesso do personagem original: "Thank You Boys" e "Câmera Close".

Rolando Lero, personagem inesquecível do falecido humorista Rogério Cardoso está sendo atualmente vivido por Marcelo Adnet, que foi bastante engraçado, contando novas "histórias" e tentando embromar seu "Insondável guru". Catifunda, de Zilda Cardoso, afastada do meio artístico, está sendo interpretada por Dani Calabresa, que finalmente conseguiu mostrar seu talento fazendo uma personagem difícil. Uma ressalva para a tonalidade de voz, que ficou quase idêntica a da humorista.

Seu Batista de Eliezer Motta, agora venera o Mestre na interpretação do talentoso Rodrigo Sant'Anna. "Sambarilove!", o Armando Volta de David Cardoso, atualmente está sendo interpretado por Evandro Mesquita, que não perdeu a mania de sempre presentear "despretensiosamente" o professor.

Esses e muitos outros personagens, totalmente repaginados, estão agradando e muito ao público que não tem medido elogios ao remake da Escolinha do Professor Raimundo. Claro, alguns personagens não agradaram tanto, mas a maioria caiu nas graças de quem acompanha os novos episódios da atração.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: