Pela 1ª vez, Barbie terá versão alta e gorda

Altas, baixas, gordinhas... Tem para todos os gostos!

Pela 1ª vez, Barbie terá versão alta e gorda
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Em 9 de março de 1959 foi lançada uma das bonecas mais cobiçadas do mundo, a Barbie. Magra, loira, com olhos azuis e sorriso encantador, era a personificação de beleza e sonho e consumo de quase toda menina. Às vésperas de completar 57 anos, e com uma legião de fãs e colecionadores, a boneca que já foi médica, professora, fada, sereia e muitas outras coisas, ganhará versões totalmente fora de seu padrão tradicional para adquirir formas mais próximas da realidade feminina.

A beleza exibida pela Barbie sempre foi um tema bastante discutido, afinal, nem toda garota possui um corpo tão esbelto, curvas acentuadas, cabelos e rostinho perfeitos como os dela. Nem toda menina conseguiria acumular tantas profissões ou ter o namorado dos sonhos, como o Ken. A maioria dessas crianças ou mulheres, para não dizer quase todas, possuem sua própria beleza bem diferente da exibida pelo objeto. Pensando nisso, a Mattel, empresa responsável pela boneca, está lançando uma coleção nova e totalmente repaginada da marca. Como parte da ampliação da linha “Fashionistas”, agora chegam ao mercado às versões alta (Tall), mais baixinha (Petite) e a encorpada e cheia de curvas (Curvy).

A aposta da fabricante é gerar identificação e atingir os gostos mais diversos, já que as bonecas possuem três novas versões de corpo, dezenas de cabelos com formatos e cores diferentes, além de diversas cores de pele e de olhos. De acordo com reportagem exclusiva da revista “TIME”, as vendas da Barbie caíram 20% entre 2012 e 2013 e permaneceram em queda em 2015.

Atualmente a maior concorrente da boneca tem sido a Rainha Elsa, da animação Disney “Frozen- Uma Aventura Congelante”. A empresa diz que apesar da boneca também ser loira e possuir olhos claros, por trás tem uma história de sofrimento que atrai as pessoas.

A empresa demorou meses para escolher os termos que acompanham cada versão da boneca. Eles precisaram pensar na tradução em diversos idiomas para evitar constrangimentos. Além disso, a Mattel criou uma empresa somente para atender as possíveis reclamações das mães. 

Segundo a Time, o projeto foi mantido em segredo durante seu desenvolvimento e foi batizado de Project Dawn. Entretanto, a marca já dava algumas pistas de algo estava por vir. A transformação foi radical, mas os fabricantes esperam colher bons resultados. “Queríamos garantir que os amantes de Barbie nos amassem ainda mais, e talvez fazer as pessoas que nos veem negativamente serem neutras”, anunciou Richard Dickson, presidente da Mattel.

As bonecas já estão à venda nos Estados Unidos e estão previstas para serem vendidas no Brasil a partir de março na Ri Happy. Agora é esperar para ver se as novas versões conseguirão atrair o público e elevar ainda mais a popularidade da marca.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: