Andreia Horta conta sobre preparação para interpretar protagonista de "Liberdade, Liberdade"

A triz e boa parte da equipe de produção da trama se reuniu com a imprensa para dar uma prévia sobre a nova novela das 11h

Andreia Horta conta sobre preparação para interpretar protagonista de "Liberdade, Liberdade"
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Em abril estreia a nova novela do horário das 23h, "Liberdade, Liberdade". A expectativa é grande em torno da trama escrita por Mario Teixeira com colaboração de Marcia Prates, que promete trazer fortes emoções e um bom punhado de ação para milhares de telespectadores. Na manhã dessa quinta-feira (17) o diretor Vinícius Coimbra, parte da equipe de produção e Andreia Horta, que interpreta a protagonista do folhetim se reuniram para conversar com alguns convidados (blogueiros, estudantes e imprensa) para darem uma prévia da trama que encantará gerações.

Quem curte uma boa novela de época não pode perder essa obra, que contará a história de Joaquina, filha do mártir Tiradentes, vivido por Thiago Lacerda, líder da inconfidência mineira. Claro, o relato é fictício, inspirado livremente livro “Joaquina, Filha do Tiradentes”, de Maria José de Queiroz. O encontro aconteceu nos Estúdios da Rede Globo, a conversa se focou no realismo de caracterização buscado pela equipe.

Cenários e figurinos, estão sendo criados com todo o primor para transmitir veracidade à história contada. Até mesmo o elenco teve que passar por uma preparação intensa para o papel, aulas de esgrima, equitação e tiro foram necessários para aprimorar a atuação dos atores. Durante o bate-papo Andreia ressaltou a importância de todo o treinamento pelo qual teve que passar. “A Joaquina revelou para mim que sou mais ‘mulherzinha’ do que imaginava”, brincou ela.

A atriz também revelou que por algumas vezes se assustou com o barulho dos disparos das armas e fez questão de salientar a força e os valores de sua personagem: “Ela tem um olhar bem puro. Me leva a ‘descontaminar’ o sentido das palavras ‘justiça’ e ‘liberdade’”. A artista já tem experiência em interpretar mulheres de personalidade forte, no cinema ela teve o prazer de dar vida ao papel de uma grande estrela que marcou a história da música brasileira: Elis Regina. “Eu desejava fazer Elis há muitos anos, era um sonho pra mim”.

Segundo o depoimento do diretor Vinícius Coimbra, “Liberdade, Liberdade” tem todos os ingredientes para conquistar o público. “É uma história forte. Tem muita ação, romance e bastante emoção”, contou na entrevista. Ele destacou o zelo que a equipe está tendo para retratar de maneira fiel a realidade da época, embora o material de referência seja escasso. Afinal, não é nada fácil reconstruir o Brasil de 1792 e 1808, anos em que se desenrola a novela.

“Estamos falando de um Brasil de duzentos anos atrás. Temos bons registros de texto, poucos pictóricos. Mas qualquer registro é uma interpretação, não é a verdade. Então eu, como qualquer historiador, estou agindo como inventor também”, afirmou o diretor que adiantou que voa parte dos personagens do folhetim são fictícios, inclusive a Joaquina da fase adulta. “Só existem registros dela até a adolescência, depois não se sabe o que aconteceu”.

As equipes de cenografia, produção de arte, caracterização e figurino tiveram de embarcar em uma viagem por meio de livros, pinturas e filmes rumo aos tempos do Brasil colônia para conferirem um alto grau de realismo às cenas. Toda essa preocupação poderá ser vista nas roupas, cenário, na caracterização e nos elementos cenográficos.

Paula Carneiro, responsável pelo figurino da trama, revelou que houve a necessidade de muita pesquisa sobre as vestimentas da época: “Fizemos um trabalho muito forte de envelhecimento e tingimento dos tecidos, para passar a impressão de roupas gastas e para existir uma harmonia com as cores da novela”. Lucila Robirosa, da caracterização disse que todos os atores se “sujam” nas gravações, já que a época e o lugar em que se passa a história não tinha saneamento básico, os esgotos eram a céu aberto e os hábitos higiênicos do povo eram precários. “Sujamos todos os personagens, pobres e ricos. As unhas são escurecidas e os dentes são amarelados. Com exceção dos escravos, que eram valorizados pela brancura dos dentes”, contou.

E então? Ficou curioso para ver toda a magia proporcionada por essa equipe de primeira? Não perca a estreia de “Liberdade, Liberdade”, a novela vai ao ar do dia 11 de abril até 04 de agosto.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: