Hospital de Clínicas realiza campanha de doação de sangue e medula óssea

Hospital de Clínicas realiza campanha de doação de sangue e medula óssea
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A Agência Transfusional da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), realizará nos dias 19 e 20 de março (terça e quarta-feira), das 8 às 18 horas, a XVII Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea. Neste ano, o tema da campanha é “Ajude o coelhinho da Páscoa a distribuir alegria”, aproveitando a proximidade do período da Páscoa.

Toda a estrutura necessária para captação de sangue e cadastro de novos doadores de medula óssea será montada na área do estacionamento do hospital. O objetivo da campanha é manter o estoque de sangue da Fundação Hemopa. A meta é conseguir 150 bolsas de sangue, em cada dia da campanha, e cadastrar, no mínimo, 80 novos doadores de medula óssea.

Segundo a médica hematologista Iê Fernandez, gerente da Agência Transfusional da FHCGV, cerca de 450 transfusões de sangue são realizadas por pacientes da instituição todos os meses. “A ampliação do cadastro de doadores de medula óssea permite aos portadores de doenças hematológicas uma chance maior de obter um doador compatível, e assim realizar o transplante, que pode representar a cura da doença”, ressaltou.

Nos dois dias da campanha será realizado um trabalho de sensibilização com os servidores, usuários e acompanhantes, enfatizando a importância da doação de sangue e medula óssea.

Haverá sorteio de brindes, e distribuição de lanches e camisetas aos doadores. Uma gincana entre os servidores do hospital foi organizada para incentivar ainda mais a captação. Os três setores da instituição que mais enviarem doadores receberão cestas com chocolates.

Mitos

Doar sangue é um procedimento simples, sem riscos à saúde. Entretanto, ao longo dos anos vários mitos se formaram entre a população, dificultando a coleta. Durante as campanhas, o público é informado sobre todas as etapas da doação de sangue e a necessidade que este ato de solidariedade tem para a preservação da vida.

Para doar sangue não é necessário estar em jejum, e sim não ingerir alimentos nas últimas quatro horas antes da coleta. A doação não acarreta nenhuma reação física e não há nenhum risco de contrair Aids ou outra doença, pois o material utilizado é descartável.

Para se tornar um doador regular de sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos; pesar, no mínimo, 50 quilos; cadastrar-se em um banco de sangue devidamente credenciado, e preencher minuciosamente os formulários do sistema de saúde.

O impedimento temporário para doar sangue acontece nas seguintes situações: na gravidez/amamentação é preciso esperar três meses após o parto; ter feito acupuntura ou colocado piercing, espera de 12 meses; ter feito tatuagem, espera de 12 meses; ter sofrido aborto, espera de três meses; parto normal, espera de 90 dias; cesariana, espera de 180 dias; gripe, espera de sete dias a partir da cura, e em casos de dengue é preciso esperar quatro semanas após a cura.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: