“Revenge” estreia na TV Globo; Entenda o caso de plágio entre a série e a novela Avenida Brasil

“Revenge” estreia na TV Globo; Entenda o caso de plágio entre a série e a novela Avenida Brasil
PorDiário 24 Horas

Uma jovem com sede de vingança. Essa é a premissa da série Revenge, programa de enorme sucesso nos EUA - que a novela Avenida Brasil foi "acusada" de plagiar - e que é a nova aposta da TV Globo para as noites de domingo. Exibida em território norte-americano pelo canal ABC, a atração foi ao ar a partir no último domingo (14), logo após o Fantástico.

Com elenco formado por rostos já bastante conhecidos de filmes hollywoodianos, a série conta a história de vingança de Emily Thorne, uma bela jovem de vinte e poucos anos que retorna ao luxuoso vilarejo de Hamptons, onde viveu na infância, com o objetivo de vingar a morte de seu pai.

Na verdade, Emily, interpretada por Emily VanCamp (O Chamado 2), é Amanda Clarke, uma garota que, quase duas décadas atrás, viu seu pai ser injustamente acusado de terrorismo e morto na prisão. Tudo isso foi armado por Victoria, mulher dele na época, e que hoje é a matriarca da família Grayson.

Após passar anos na detenção infantil, Amanda conquista a liberdade quando atinge a maioridade e, assim que deixa o local, recebe uma caixa pertencente ao pai, com detalhes a respeito de todos os responsáveis por destruir sua família, além da fortuna herdada. 

Amanda, então, assume a identidade de Emily e volta a Hamptons com o objetivo de se envolver profundamente com a família Grayson vingar a morte de seu pai. 

Avenida Brasil?

O público brasileiro que se interessar em conferir a série no País dificilmente deixará de notar as semelhanças entre Revenge e a novela Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro, que foi ao ar em 2012. E, de fato, elas são inegáveis.

Assim como Nina, interpretada por Débora Falabella na trama brasileira, Amanda tem como objetivo vingar a morte do pai. E, assim como na trama, ela assume uma nova identidade para se aproximar de seus alvos de vingança. 

As semelhanças não param por aí e podem ser notadas no desenrolar de ambas histórias, tanto é que na época do lançamento da novela, fãs da série, originalmente exibida pela Sony, chegaram a acusar o autor brasileiro de plágio.

Há de se notar, porém, que tramas assim, com heróis que sofreram nas mãos dos vilões e são capazes de ir contra seus próprios princípios por vingança não são novidade. Diferencial são as atuações, as tramas paralelas e as reações do público frente a isso.

Plágio ou não, a questão é que a Sony soube se aproveitar dos tais boatos e passou a exibir as famosas chamadas "congeladas" - dos finais de capítulos de Avenida Brasil - com seus personagens em finais de episódio da série.

Como Avenida Brasil foi sucesso de público no Brasil, fica a chance para Revenge alavancar a audiência da Globo nas noite de domingo.

Ache Belém com informações do Terra

Comentários

O que você achou?
0GosteiGostei
0HahaHaha
0TristeTriste
0DetesteiDetestei
0AmeiAmei
0AffAff