Surf na Pororoca encerra com festa popular e premiações

Surf na Pororoca encerra com festa popular e premiações
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

O 15º Campeonato Surf na Pororoca, realizado este final de semana em São Domingos do Capim, não fez vencedores este ano em razão do baixo nível das ondas registradas no município. Em vez das tradicionais baterias, os participantes fizeram apenas um aquecimento de lazer. Mesmo em tom informal, já que as condições do rio não permitiram uma avaliação oficial, a a brincadeira comprovou a habilidade do surfista cearense Adilton Mariano, que garantiu o maior tempo sobre a prancha. A premiação de R$ 1.500,00 em dinheiro foi rateada entre o atleta e outros nove surfistas de Salinas, Algodoal, Ajuruteua, Crispim e Mosqueiro.

Programação paralela ao campeonato, o 13º Festival da Pororoca reuniu diversas modalidades esportivas como o tênis de mesa, que consagrou Renato Costa; e o futebol de areia, que teve o Vila Real como primeiro colocado no feminino e o Barcelona no masculino. Aryana Farias foi eleita a 'Garota Pororoca' deste ano e recebeu, além de prêmio em dinheiro, um kit com produtos de beleza. A festa encerrou com a aparelhagem Búfalo do Marajó, reunindo cerca de 10 mil pessoas na arena montada na orla de São Domingos. 

Nesta 15º edição as ondas da Pororoca não foram grandes como esperadas. E como manda a tradição, os surfistas acenderam uma fogueira às margens do rio para pedir proteção às entidades da floresta e autorização dos pretinhos da Pororoca para surfar nas ondas do rio. "Quando as ondas estão baixas os surfistas fazem o ritual pedindo ajuda das forças da natureza", explica o surfista Marcelo Bibita, 48 anos. Ele também é cearense e todos os anos vem de Fortaleza para surfar na Pororoca.

No escuro e iluminados por canhões de luz, os surfistas fizeram manobras nas ondas produzidas pelos jet skis até a madrugada do sábado, 13. Mesmo sem a principal atração, as ondas da pororoca, a população compareceu em peso e acompanhou todos os os detalhes da programação organizada pela prefeitura local em parceria com o Governo do Estado. “Agradeço o apoio do governador Simão Jatene, por acreditar neste evento e nos ajudar em toda logística poir meio da Secretaria de Esportes”, disse o prefeito Yoiti Nagata. “Eventos como este, independente da colaboração da natureza, ajudam a fomentar o esporte e turismo, além de projetar os atletas paraenses. Por isso não podemos deixar de apoiar”, finalizou o titular da Seel, Marcos Eiró.

Ache Belém com informações da agência Pará

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: