Quadro original de Van Gogh é encontrado em porão após mais de um século


Um novo quadro, guardado em um porão por ser considerado falso, foi apresentado nesta segunda-feira (9) em um museu de Amsterdã como original de Van Gogh.
A tela "Ocas em Montmajor" mostra azinheiras retorcidas e uma distante ruína banhada pela luz do entardecer, e foi pintada em 1888, quando Van Gogh residia em Arles, no sul da França.
A descoberta deste original é a primeira desde 1928 e o quadro deverá ser exibido a partir do próximo dia 24 de setembro no Museu Van Gogh.
Na apresentação da obra, Axel Rueger, diretor do museu disse que "se trata de uma obra de transição na obra (de Van Gogh), e, além do mais, de uma pintura grande de um período que é considerado por muitos como o ápice da sua realização artística, seu período em Arles".
Em 1991, após ser procurado pelos proprietários para fazer uma avaliação, o Museu Van Gogh havia concluído que a tela não era de autoria de Van Gogh.
Depois de novas pesquisas, incluindo uma análise dos pigmentos e da sua descoloração e a descoberta de cartas do próprio Van Gogh, os especialistas reconheceram o quadro como original do pintor.
