Audiência de apelação de ativista brasileira presa na Rússia é adiada

Audiência de apelação de ativista brasileira presa na Rússia é adiada
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Da Agência Brasil

Brasília - A ausência de um tradutor juramentado fez com que a audiência de apelação da brasileira Ana Paula Maciel, marcada para hoje (17), fosse adiada para uma data ainda a ser definida. Ativista da organização ambiental Greenpeace, Ana Paula está presa na Rússia desde setembro, acusada de pirataria, após participar de ação de protesto contra a exploração de petróleo na região do Ártico. Os advogados da organização entraram com um pedido para que ela possa responder à acusação em liberdade provisória.

Preso pelos mesmos motivos, um ativista argentino também não depôs por falta de um tradutor. Até agora, a Justiça russa negou o pedido de liberdade provisória, sob fiança, a 15 pessoas. O grupo de 28 ativistas e dois jornalistas está em prisão preventiva desde 19 de setembro. Onze ganhadores do Prêmio Nobel da Paz escreveram carta ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, pedindo liberdade para os ativistas.

“A exploração de petróleo no Ártico é uma atividade de altíssimo risco. Um eventual vazamento de óleo, ali, teria um impacto catastrófico em uma das regiões mais ricas, bonitas e preservadas do planeta”, escreveram na carta. “O impacto de um vazamento sobre as comunidades que vivem no Ártico e sobre espécies de animais que já estão ameaçadas seriam devastadoras”, diz ainda o documento assinado por Desmond Tutu (África do Sul), Betty Williams (Irlanda do Norte), Oscar Arias Sanchez (Costa Rica), Jody Williams (EUA), Leymah Gbowee (Libéria), Tawakkol Karman (Iémen), Rigoberta Menchu Tum (Guatemala), Mairead Maguire (Irlanda do Norte), Shirin Ebadi (Irã), Jose Ramos Horta (Timor Leste), Adolpho Perez Esquivel (Argentina).

 

Edição: Aécio Amado 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: