Google, Microsoft, Apple e outras empresas de tecnologia se unem em campanha contra a vigilância dos EUA

Google, Microsoft, Apple e outras empresas de tecnologia se unem em campanha contra a vigilância dos EUA
Carol Souza
Por Carol Souza

Oito das maiores empresas mundais de tecnologia publicaram uma carta nos jornais dos EUA e abriram um site em cobrança ao governo e Congresso americanos sobre uma revisão nos sistemas de espionagem e coleta de dados.

No texto, assinado pelas empresas Google, Microsoft, Apple, Facebook, Twitter, AOL, LinkedIn e Yahoo! e intitulado "Carta Aberta a Washington", as empresas dizem compreender a necessidade dos governos de protegeren seus cidadãos, mas que as revelações deste último verão destacaram a necessidade de uma reformulação nas práticas de vigilância do governo não só nos EUA, mas no mundo todo.

Documentos vazados pelo ex-técnico de inteligência Edward Snowden revelaram que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) invadiu os sistemas e provavelmente teve algumas dessas companhias como alvo de espionagem, o que levou a Microsoft, o Google e o Yahoo! a aumentar a criptografia de seus dados.

Anteriormente a carta, o presidente Barack Obama já havia anunciado que tem intenção de propor uma reforma a NSA para assegurar a privacidade dos cidadãos norte-americanos e garantir que a mesma não esteja sendo violada.

Larry Page, presidente-executivo do Google disse em um trecho replicado pela carta das empresas: "A segurança dos dados de usuários é crítica, razão pela qual nós investimos tanto em criptografia e lutamos por transparência acerca de solicitações por informações pelo governo. Isso é afetado pela aparente coleta de dados no atacado, de maneira secreta e sem supervisão independente, conduzidas por muitos governos ao redor do mundo. É tempo de uma reforma e pedimos ao governo dos EUA que lidere este caminho".

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: