"Flappy Bird" vira obsessão de jogadores no mundo inteiro


“Flappy Bird” estourou em milhões de smartphones no mundo inteiro, e o jogo se tornou uma obsessão para vários usuários, que não conseguem mais parar de jogá-lo, unicamente buscando alcançar um novo recorde. O game é gratuito e alcançou o primeiro lugar entre os mais baixados na App Store e Google Play.
O sucesso está sendo tão estrondoso que até canais conceituados no YouTube começaram a publicar vídeos demonstrando o chamado “Gameplay” – termo que inclui as experiências do jogador durante a interação com determinado título de videogame.
Com uma interface bem simples, o jogo possui uma grande dificuldade, fato que levou muitos jogadores a ficarem frustrados, enquanto outros se sentiram desafiados e entram em uma disputa consigo mesmo para bater o próprio recorde a cada partida disputada. O título foi desenvolvido pelo estúdio “GEARS”, com sede em Hanoi no Vietnã, e que é composto apenas pelo programador Nguyen Ha Dong.
No jogo, o usuário controla um pássaro que é puxado para baixo e precisa bater as asas através do toque feito pelo jogador. Este toque faz com que a ave suspenda-se no ar e seja capaz de passar entre canos, sem esbarrar neles ou cair no chão.
Basicamente a “campanha” se resume a isso, e não há qualquer outro conteúdo extra. Mesmo assim, a vontade de quebrar um novo recorde faz com que o usuário não o abandone, e além de disputar consigo mesmo, passa a convidar outros amigos para ver quem se dá melhor.
O sistema de pontuações também é extremamente simples. A cada cano verde que o pássaro passa sem tocar em nenhuma superfície, um ponto é contabilizado, e ao final da partida uma medalha pode ser concedida ao usuário. Sendo 10 pontos para bronze, 20 pontos para a medalha de prata, 30 pontos para ouro e a partir de 40 pontos obtém-se a medalha de platina.
A dificuldade do game é extremamente elevada para muitas pessoas, que mal conseguem passar dos cinco pontos, porém há vários outros “players” que conseguem atingir a casa das centenas em suas pontuações, desafiando ainda mais aqueles que ainda não conseguiram engrenar nas partidas.
Confira, a seguir, um vídeo publicado no canal “BRKsEDU”, no YouTube, mostrando o funcionamento do jogo: