Spike Jonze é acusado de plágio pelo roteiro do filme "Ela"


O cineasta e diretor Spike Jonze de “Onde Vivem os Monstros” (2009) e “Quero ser John Malkovich” (1999), está sendo acusado de plágio por dois roteiristas que afirmam que o roteiro do filme “Ela” lançado na última sexta-feira (14) no Brasil, teria sido baseado em um texto feito por eles, o longa “Jonze” foi indicado em cinco categorias ao Oscar, incluindo a categoria de melhor roteiro original.
De acordo com o site TMZ, o processo de Sachin Gadh e Jonathan Sender alegam que entregaram em 2011 o roteiro de “Belv” para a agência CAA, que representa “Jonze”. O grupo rejeitou o texto e disse que não trabalhava com roteiros que não fossem encomendados.
Entre as semelhanças apontadas por Gadh e Sender está o fato de que os protagonistas das duas histórias, interpretado em “Ela” pelo ator Joaquin Phoenix, carregam nos bolsos da frente de suas camisas um aparelho com o qual conversam e pelo o que se apaixonam, ambas as histórias também abordam o relacionamento humano com um computador.
A acusação de plágio seria mais verídica se a história dos dois roteiristas não estivesse disponível na internet para ser usada como comparação, atualmente, “Belv” é produzido como uma série pela internet chamada The Belv Show, com humor barato, o programa pode ser comparado com “Ela” tanto quanto um episódio da quinta temporada da série exibida pela Warner “The Big Bang Theory”, em que o personagem Raj se apaixona pela assistente da Apple Siri.