Mel Lisboa interpreta Rita Lee em musical

Mel Lisboa interpreta Rita Lee em musical
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A maior representante feminina do rock nacional ganha um espetáculo musical na temporada de peças em São Paulo: "Rita Lee Mora ao Lado" estreia no Teatros das Artes, zona oeste de São Paulo, no próximo dia 4 de abril, com Mel Lisboa interpretando a cantora, papel que ela diz ser o mais desafiador de sua carreira.

A ideia do musical veio após o diretor Márcio Macena ler a obra "Rita Lee Mora ao Lado – Uma Biografia Alucinada da Rainha do Rock", do escritor e músico Henrique Bartsch. Assim, ele entrou em contato com Bartsch, que topou a empreitada e ainda lhe passou o contato de Rita para conseguir a autorização. Mas em 2011, quando os dois finalmente conseguiram colocar o projeto no papel, o escritor faleceu, vítima de um enfarto. Macena chegou a desistir, mas acabou mudando de ideia após diversas conversas com a família do escritor. Juntou forças a Debora Dubois, com quem divide a direção e para o roteiro, juntou-se  à Dubois e a Paulo Rogério Lopes, retomando ao trabalho.

O livro foi feito a partir de varias conversas que o escritor teve com a cantora, nos quais ela contou alguns momentos de sua vida. A história vai da ficção mista à realidade a partir do momento em que quem discorre sobre a vida de Rita Lee é a personagem fictícia Bárbara Farniente, vizinha que odeia a cantora e que nasceu no mesmo dia e na mesma hora que ela: “A figura da Bárbara é hilária e nos ajudou a transformar a peça em uma dramaturgia de verdade e não um documentário. Queríamos mostrar a infância de Rita e também apresentá-la como mulher, não só como a artista."

"Além das semelhanças estéticas, Rita é uma mulher que não liga para o que as pessoas vão pensar e segue o caminho em que acredita. A Mel é igual e isso é louvável", diz Macena sobre a escolha de Mel para o papel.

"A responsabilidade é gigantesca e me deixa tensa porque a Rita é incomparável", comenta a atriz em entrevista "Quando começamos a ensaiar, eu não tinha a menor noção de como realizar aquele texto sendo a Rita. Fui tentando trabalhar de dentro para fora para encontrá-la em mim. Ainda não me sinto totalmente à vontade. Mas com a estreia, crescerei junto ao espetáculo."

Durante a criação do projeto, Mel teve que interromper os ensaios por causa da gravidez de sua primeira filha, tratar um calo nas cordas vocais antes mesmo de aprender a cantar e depois pedir para ser desligada do elenco da novela "Pecado Mortal" por conta da peça, que tinha prioridade em sua agenda. "Foram muitas barreiras e diversas vezes pensei em desistir, mas sabia da importância do papel".

Mel cantará clássicos como "Agora Só Falta Você", "Saúde", "Banho de Espuma", "Caso Sério", "Menino Bonito", "Panis et Circensis", "Ando Meio Desligado", entre outros. São ao todo 39 canções no espetáculo – incluindo também músicas de artistas que marcaram a vida de Lee, como Beatles, Ray Charles, Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil. “Tentamos usar as canções para ajudar a contar a história, sem o apego com a questão cronológica." Diz Macena.

Rita Lee ainda não foi ver Mel nas apresentações realizadas para convidados, mas a atriz revelou que o empresário de Rita já assistiu à peça e que nesta sexta (28) Rita enviou um carinhoso e-mail à atriz. "Ela tem sido bastante parceira em tudo", diz Mel.

“Rita Lee Mora Ao Lado” acontecera do 4 de abril a 29 de junho. Sessões sextas, às 21h30, sábados, às 21h e domingos, às 19h, no teatro das Artes.  O ingresso no valor de R$ 60 a R$ 100 (inteira), mais informações: 4003-2330.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: