Esta é a terceira empresa terceirizada que ganhou licitação desde 2009 para prestar serviços de limpeza para o Planalto a decretar falência, segundo os funcionários, que não querem se identificar. Antes, em abril de 2011, a empresa Visual fechou as suas portas, deixando os funcionários sem receber férias, aviso prévio e a multa de 40%. O caso está na Justiça. A Condor, que veio em seguida, contratou a maior parte dos funcionários da antiga Visual. Funcionou bem durante um ano e, no início de 2013, também decretou falência, repetindo o processo. Veio então a PH Serviços e Administração, que também pagou os trabalhadores normalmente durante quase um ano e meio e, agora, decretou falência.
"Tem alguma coisa errada nisso aí. Não é possível que com três empresas seguidas aconteça a mesma coisa, aqui dentro da Presidência da República e ninguém nos defende. Imagina o que acontece aí pelo País afora", desabafou uma funcionária, que não quis se identificar, porque, apesar dos problemas, espera poder ser aproveitada pela nova empresa que for assumir o serviço de limpeza da Presidência. "Quem vai pagar nosso salário? Porque temos nossas obrigações, estamos cumprindo aqui, trabalhando e não sabemos quem pagará nossos salários", emendou outro funcionário, que também pediu anonimato.
De acordo com o Portal da Transparência, apenas este ano, a Secretaria de Administração da Presidência pagou à empresa PH um total de R$ 2,256 milhões. Mas a empresa PH foi a recordista em recebimento de pagamentos do governo entre as terceirizadas, que recebeu R$ 254 milhões em 2013.
De acordo com os servidores, um subsecretário do Planalto foi conversar com os manifestantes, mas não assegurou como será solucionada a questão dos salários. Segundo os funcionários da PH, cerca de 230 empregados trabalham nos Palácios da Alvorada, Planalto e Jaburu, além da Granja do Torto. A situação é semelhante para os demais trabalhadores que prestam serviço nos ministérios e outras empresas públicas. O Planalto não respondeu às perguntas formuladas sobre providências tomadas no caso até às 20h30 de hoje.
