Notícias

Bolsas de NY fecham em alta com dado positivo dos EUA

Diário 24 Horas
Atualizado há quase 5 anos
As bolsas de Nova York fecharam em leve alta nesta segunda-feira, 5, após registrarem perdas pela manhã. O desempenho positivo do setor de serviços dos Estados Unidos em abril impulsionou as ações, mas o dado fraco de manufatura da China, as preocupações com a Ucrânia e o baixo volume de negócios limitaram a valorização.

O índice Dow Jones fechou em alta de 17,66 pontos (0,11%), aos 16.530,55 pontos. O índice S&P 500 ganhou 3,52 pontos (0,19%), fechando aos 1.884,66 pontos. Já o Nasdaq fechou com valorização de 14,16 pontos (0,34%), aos 4.138,06 pontos. A sessão foi marcada pelo baixo volume negociado, relataram operadores, já que alguns mercados permaneceram fechados por causa de feriados no Japão e no Reino Unido. Segundo investidores, a atividade reduzida contribuiu para as perdas do início do pregão.

Mas um número acima do esperado do setor de serviços nos Estados Unidos animou o mercado. O índice de atividade de gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços norte-americano, medido pelo Instituto para Gestão de Oferta (ISM), subiu para 55,2 em abril, de 53,1 em março, acima da previsão de analistas de 54,1. "Se você temia que o primeiro trimestre estava lento não por causa do clima, os dados estão agora mais e mais convincentes de que realmente foi o clima", disse o CEO da Richard Bernstein Advisors, Richard Bernstein, que gerencia cerca de US$ 1,9 bilhão em ativos.

O avanço das bolsas foi limitado por um indicador fraco da China. O PMI HSBC industrial da China subiu para 48,1 em abril, de 48,0 em março, abaixo da leitura preliminar, de 48,3. Números abaixo de 50 sinalizam contração. Além disso, a crise na Ucrânia se agravou no fim de semana e resultou na morte de dezenas de pessoas.

A valorização também foi contida mais uma vez pela desaceleração dos lucros das empresas no primeiro trimestre deste ano e pelo crescimento irregular da economia norte-americana. "Temos boas expectativas para o S&P 500 ao longo do próximo ano, mas agora não há razão para ele se mexer para qualquer um dos lados", disse Jerry Braakman, diretor de investimentos da First American Trust, que gerencia cerca de US$ 1,1 bilhão em ativos. Os investidores aguardam catalisadores, como notícias de lucros maiores, antes de fazer grandes apostas em qualquer direção.

A Pfizer, que compõe o índice Dow Jones, relatou lucro líquido ajustado no primeiro trimestre acima da expectativa dos analistas, mas as ações recuaram 2,7% diante da receita abaixo do previsto. As ações do J.P. Morgan Chase caíram 2,5% depois que o banco revelou na sexta-feira prever uma queda de 20% na receita comercial no segundo trimestre. A Target teve queda de 3,7% depois de a varejista informar que Gregg Steinhafel deixou o cargo de executivo-chefe após seis anos na função e 35 anos na companhia. Ele será substituído interinamente pelo diretor financeiro John Mulligan.

Esta semana, os investidores também devem ficar atentos ao depoimento da presidente do Federal Reserve (Fed), Janet Yellen, ao Congresso dos EUA, marcado para quarta-feira. Fonte: Dow Jones Newswires.

Gostou da matéria? Compartilhe!