Panamá realiza no domingo eleições presidenciais

Panamá realiza no domingo eleições presidenciais
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas
As eleições presidenciais de domingo no Panamá serão disputadas por sete candidatos, mas a votação é vista como um referendo sobre o atual presidente Ricardo Martinelli, que foi impedido pela constituição de buscar um outro mandato de cinco anos.

O conservador Martinelli promoveu o boom de uma das economias de crescimento mais rápido da América Latina, mas foi acusado de concentrar muito poder. Sua esposa, Marta Linares, que concorre à vice-presidência pelo partido governista Mudança Democrática juntamente com José Domingo Arias, está em uma disputa acirrada com outros dois candidatos.

A votação de domingo marca a quinta eleição livre desde que protestos cívicos e uma invasão pelos Estados Unidos derrubaram em 1989 Manuel Noriega, colocando um fim a uma ditadura militar de 21 anos. Mas a democracia panamenha, assim como a de outros países da América Latina, ainda é frágil.

Muitos analistas afirmam que Martinelli permanecerá no poder, caso Arias e sua esposa sejam eleitos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: