Tombini: Brasil se preparou para transição da economia

Tombini: Brasil se preparou para transição da economia
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas
O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou nesta terça-feira, 6, que o Brasil se preparou para o período de transição de economia que o mundo vive atualmente. "A mensagem que gostaria de passar deste momento de transição da economia mundial é que o Brasil se preparou para esse período. Temos uma posição forte e capacidade de navegar nesse período de transição de forma segura", disse, durante palestra promovida pela Câmara Brasil-Israel, em São Paulo.

Tombini reforçou que o País está preparado para enfrentar os desafios impostos pela economia global e "temos vários indicadores que atestam isso". Segundo Tombini, em momentos de maiores desafios na economia é preciso ter uma autoridade monetária "supervisora e firme", que permite que os empresários desempenhem seus negócios em um cenário de estabilidade.

Segundo Tombini, o Banco Central do Brasil foi um dos primeiros a dizer que a recuperação dos Estados Unidos é um aspecto que deve ser encarado de forma positiva. "Uma transição como essa encerra alguns desafios, como a normalização das condições monetárias e financeiras", afirmou. O presidente do BC lembrou o debate do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) em 22 de maio do ano passado que "foi uma discussão importante sobre o início do tapering (redução dos estímulos monetários)". "Tivemos uma amostra importante, que foi a discussão de novos estímulos monetários e financeiros naquela economia", afirmou.

Segundo ele, a redução de estímulos e a redução de compra de ativos por parte do Fed gerou todo tipo de desdobramentos. "Vimos um processo que sucedeu um período de alta volatilidade. E agora temos um período de transição e temos que lidar com os riscos de transição."

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: