FGV:confiança do comércio cai no trimestre findo em maio

FGV:confiança do comércio cai no trimestre findo em maio
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas
A confiança do empresário do comércio evoluiu em um ritmo desfavorável no trimestre encerrado em maio. O Índice de Confiança do Comércio (Icom), divulgado, nesta terça-feira, 27, pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 4,4% na comparação com igual período de 2013. Em abril, a taxa trimestral interanual havia sido de -3,1%. "Com o resultado, os indicadores da Sondagem do Comércio sugerem arrefecimento do nível de atividade econômica do setor no segundo trimestre", avaliou a FGV, em nota.

No trimestre até maio, o Icom ficou em 117,4 pontos, o menor nível de toda a série histórica, iniciada em março de 2010. No trimestre até maio de 2013 o indicador havia ficado em 122,8 pontos. O Índice da Situação Atual (ISA-COM) do trimestre encerrado em maio teve queda de 7,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em abril, a variação havia sido de -7,0% na mesma comparação. Na média de março a maio, 13,8% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte (contra 16,3% em igual período do ano anterior) e 23,8% como fraca (contra 19,3% na mesma base).

Já o Índice de Expectativa (IE-COM) caiu 2,6% no trimestre até maio em comparação com igual período de 2013. No trimestre até abril deste ano, a queda era de 0,4%, na mesma base. A coleta de dados para a edição de abril da sondagem foi realizada entre os dias 02 e 24 deste mês e obteve informações de 1.161 empresas.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: