Maya Angelou, poeta e ativista, falece aos 86 anos nos EUA

Maya Angelou, poeta e ativista, falece aos 86 anos nos EUA
Carol Souza
Por Carol Souza

Na manhã desta quarta-feira (28) foi anunciado que a escritora, poeta e ativista Maya Angelou faleceu, e teve seu corpo encontrado em sua casa nos EUA.

Angelou tinha 86 anos e vivia em Winston-Salem, na Carolina do Norte, EUA. Em entrevista o prefeito da cidade, Allen Joines, afirmou a uma TV local que Angelou foi encontrada morta pela manhã por sua cuidadora, e não teve a causa da morte divulgada, apesar de sua empresária, Helen Brann confirmar que Angelou tinha uma saúde bastante frágil e sofria com problemas no coração.

Em 1969, Angelou lançou o livro "Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola", sobre sua infância em uma época de segregação racial nos EUA. Foi o primeiro livro escrito por uma autora negra do século 20 que gerou grande repercussão.

Em sua vida, a poeta, escritora e ativista exerceu outras atividades como dançarina, cantora, motorista de ônibus, editora de uma revista no Cairo (Egito) e assistente administrativa em Gana, atriz, professora e pesquisadora, entre outras muitas atividades.

Angelou também foi amiga íntima de alguns dos maiores líderes negros do século 20, como James Baldwin, Martin Luther King Jr. e Malcolm X. A escritota trabalhou com Martin Luther King Jr. nos anos 1960 como coordenadora da região norte da Conferência de Liderança Cristã Sulista, e juntos, os dois discutiram a possibilidade de um presidente negro nos Estados Unidos. Para King, isso aconteceria em até 40 anos, e ele estava certo.

Antes de ficar com a saúde bastante debilitada, a escritora era uma usuária ativa das redes sociais. "Ouça a si mesmo e, neste silêncio, você deverá ouvir a voz de Deus", escreveu em seu perfil na rede social Twitter no último 23 de maio.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: