Dilma Rousseff divulga nota sobre mortes de Manoel de Barros e Leandro Konder

Na Austrália, presidente da República expressou seu pesar pelo falecimento do poeta e do filósofo

Dilma Rousseff divulga nota sobre mortes de Manoel de Barros e Leandro Konder
Carol Souza
Por Carol Souza

Nesta sexta-feira (14) a presidente Dilma Rousseff se pronunciou oficialmente sobre os falecimentos do poeta Manoel de Barros durante a quinta-feira (13), e a do filósofo Leandro Konder, na última quarta-feira (12), em duas notas oficiais.

Sobre Manoel, de 97 anos, Dilma iniciou: "Foi com pesar que soube da morte do grande poeta Manoel de Barros". Ela continua ainda usando um trecho do "Livro Sobre Nada", lançado em 1996: "Eu queria ser lido pelas pedras./ As palavras me escondem sem cuidado./ Aonde eu não estou as palavras me acham".

Ainda usando o texto de Manoel, ela concluiu e transmitiu seus sentimentos à família. "As palavras certas sempre achavam Manoel de Barros. O Brasil perdeu um grande ourives das palavras. Aos familiares, amigos e admiradores, meus sentimentos". De acordo com informações, o poeta estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Proncor, em Campo Grande, havia mais de uma semana, tendo passado neste tempo, por uma cirurgia de desobstrução do intestino.

O hospital não divulgou imediatamente a causa do falecimento, mas nesta sexta foi informado que a morte decorreu de uma falência de múltiplos órgãos.

Sobre o filósofo Konder, que sofria do Mal de Parkinson há mais de 10 anos e que faleceu aos 78 anos de idade, no Rio de Janeiro, Dilma elogiou suas contribuições e citou os familiares de Leandro em nota: "O país perde um gigante do pensamento e das ideias, um idealista e teórico. Nesse momento de dor e de perda, quero deixar minha solidariedade e meu carinho ao filho Carlos Nelson, à viúva Cristina e a Marcela".

A presidente da República ainda justificou suas notas tardias sobre os falecimentos devido a uma viagem à Austrália, informando ainda que apenas foi comunicada sobre as mortes nesta madrugada.

Em sua estada no país, Dilma participa de uma reunião da cúpula do G20, e deve retornar ao Brasil na próxima semana.

Com informações do portal Bem Paraná.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: