Não foi só "Os Dez Mandamentos", Globo já foi superada no horário nobre nos anos 90

Na ocasião, a novela que "quebrou" a Globo foi Pantanal, exibida na extinta TV Manchete.

Não foi só "Os Dez Mandamentos", Globo já foi superada no horário nobre nos anos 90
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A proeza que Os Dez Mandamentos e a Record conseguiram fazer nesta semana, superar a Globo em horário nobre, é algo inédito para a emissora do bispo Edir Macedo, mas não para a Globo, a emissora carioca já ficou em segundo lugar na faixa nobre nos anos 90, na época que comemorava seus 25 anos. Na época, que conseguiu destronar a Globo foi a extinta TV Manchete com a novela Pantanal, que chegou a marcar 42 pontos contra 20 da Globo, mais da metade.

Assim como Os Dez Mandamentos, Pantanal não estreou com números expressivos, mas logo caiu no gosto do povo por apresentar uma trama repleta de paisagem bonitas, fotografia de primeira qualidade e cenas com muita nudez, fato que foi duramente criticado pela Globo na época. A emissora carioca chegou a dizer que a Manchete fazia "exploração do sexo".

O fato curioso envolvendo Pantanal, Globo e a TV Manchete é que a novela foi oferecida primeiramente para a emissora carioca, por seu autor, o ilustre Benedito Ruy Barbosa, mas foi recusada devido aos altos custos. 

O autor aproveitou um período de descanso por férias acumuladas e entregou a novela para a Manchete, interessada em incrementar sua teledramaturgia após os sucessos Dona Beija (1986) e Kananga do Japão (1989).
"Quando o Benedito [Ruy Barbosa] voltou de férias, a Globo disse a ele: 'Você não vai para a Manchete de forma alguma!", lembra Elmo Francfort. "A Manchete percebeu que o Benedito poderia dar um gás para a teledramaturgia deles", completa. Ruy Barbosa retornou à Globo em 1992.

Benedito Ruy Barbosa teve a ideia de escrever uma novela no Pantanal em meados dos anos 1980, quando se hospedou na fazenda do cantor Sérgio Reis e se deslumbrou com o amanhecer do dia na região.

O que explica o sucesso de Os Dez Mandamentos?

Essa não é a primeira novela bíblica que a Record produz, as primeiras, apesar de conseguirem um sucesso expressivo, não chegaram nem aos pés do que Os Dez está fazendo, a causa de tudo? O conjunto de produção de primeira, elenco ótimo, adaptação quase fiel, falha da Globo com Babilônia que afastou seus telespectadores, e também as redes sociais.

É correto afirmar que devido as produções antigas, a Record e a autora Vivian de Oliveira conseguiram experiências suficientes para fazer algo maior e melhor, e isso aconteceu.

Até onde Os Dez Mandamentos chegará?

Com os números recentes, é fato afirmar que Os Dez Mandamentos ainda está com audiência em alta, com o sucesso das pragas invadindo o Egito, a Record resolveu esticar um pouco a duração de cada capítulo para competir com A Regra do Jogo, a Globo, por sua vez, atrasou o inicio de sua trama para justamente fugi desse combate. Mas será esse o limite? Achamos que não, um dos fatos que devem ser considerados é que agora que as pragas começaram a invadir o Egito, ainda há algumas cenas bem clássicas que os telespectadores estão esperando, como quando Moisés abre o mar vermelho, ou quando Os Dez Mandamentos, de fato, serão apresentados. 

Expectativa? A Record deve superar a Globo no horário nobre com uma boa vantagem, não tanto como a TV Manchete fez, mas a emissora de Edir pode chegar facilmente aos 30 pontos, contra os 20 que Globo vem marcando. 

O que pode salvar a Globo? Algumas teorias - até meio malucas - como exibir Além do Tempo (novela mais bem avaliada da Globo no momento) ou Verdades Secretas (novela de maior sucesso nas redes sociais) no horário nobre já foram ventiladas pela mídia, mas a Globo não deve tomar nenhuma das duas medidas, ela tentará mesmo fazer o público gostar de A Regra do Jogo.

Jogo de futebol mais cedo? Pode dar certo, mas é ainda mais arriscado. Filmes? A Globo deu um up em sua grade de filmes em 2015 e 2016, mas não deve arriscar tanto assim neles.

Nossas considerações

A Record tem muito a agradecer a Babilônia, que conseguiu fazer o ibope do horário nobre da Globo cair quase pela metade, para salvar seus números, a emissora poderia exibir mais cedo os últimos capítulos de Verdades Secretas, que está em suas últimas semanas no ar!

Será que daria certo? Qual sua opinião? Quais pontos que fizeram a diferença para o sucesso de Os Dez Mandamentos e a Record e o que ocasionou essa queda da Globo? 

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: