BBB 2016: Boninho fala sobre suposta manipulação de votos: "nem minha mãe confia"

O diretor explicou sobre mudança inédita na votação do Big Brother Brasil

BBB 2016: Boninho fala sobre suposta manipulação de votos: "nem minha mãe confia"
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Em 2002 estreou em terras tupiniquins o Big Brother Brasil, o reality show produzido pela Rede Globo, logo tomou proporções absurdas e virou um grande sucesso. Doze ou mais participantes, dependendo da edição, ficavam confinados em uma casa de onde seriam vigiados 24 horas. Semanalmente dois deles seriam indicados para o temido paredão e disputariam pela permanência no programa através do voto popular. O público do país como um todo teria de ligar, mandar SMS e posteriormente também votar online para escolher quem ficaria. Essa forma de votação permaneceu assim por longas quinze edições, e agora, em pleno ano de 2016, passará por uma mudança no mínimo radical. O diretor do BBB concedeu uma entrevista para a jornalista Ligia Mesquista, da Folha, onde comentou as alterações e falou um pouco sobre o programa. Segundo ele, até a própria mãe desconfia de manipulações.

A mudança no reality show vai passar a valer no paredão dessa terça-feira (23), que será disputado pela polêmica Ana Paula e a bailarina Juliana. Os votos que são contabilizados pela web passão a ser divididos pelas cinco regiões do país, cada uma valendo um ponto para o candidato que levar a melhor no local. Também valerá um ponto a soma dos votos do SMS e telefone. No fim, o concorrente que tiver mais pontos, será o eliminado da noite.

Boninho falou um pouco sobre essa nova estratégia na votação para diminuir a polêmica criada entorno da mesma, já que muitas pessoas acreditam que a novidade servirá para que a Globo possa manipular o jogo como quiser. Porém, a emissora garante que a mudança garantirá “a representatividade de cada região e maior legitimidade ao resultado”.

“O ‘BBB’ tem um ciclo de jogo que se renova toda terça, com a eliminação. Queríamos mudar, desenvolvemos o novo sistema, mas precisávamos ter um controle de entrada [de votos] maior. Semana passada tivemos 66 milhões de votos. Achamos que estava na hora de mudar”, disse o diretor do programa. Quando questionado o motivo de não terem anunciado com antecedência a alteração na votação, ele deixou bem claro que fazer isso antes do fim do horário de verão também daria muita confusão, já que nem todo os estados do país aderem ao mesmo.

Ele explicou que a mudança não prejudica quem já foi eliminado da atração. “Não, não muda nada. A gente quer é que o Brasil se veja um pouco mais representado, que brinque mais. A última votação, por exemplo, foi apertada no sul. Agora, quem é de lá e votou não vai se sentir morrendo na praia”, afirmou. “As tecnologias mudaram, a internet mudou, a TV mudou. A gente tem que mexer em várias coisas no programa, nas formas, no conceito, nos candidatos. Tem que cutucar, dar um barato a mais para as pessoas brincarem. A nova votação é uma ferramenta que permitirá às pessoas brincarem mais”.

Quando a colunista perguntou sobre as inúmeras teorias de que a Globo estaria tentando facilitar o processo de manipulação dos votos, Boninho foi sincero e ao mesmo tempo brincalhão. “É… posso dizer, nem minha mãe confia”, disse. De acordo com o diretor do programa, a emissora não correria um risco dessa proporção, pois não teria nenhum retorno e o risco de um escândalo seria grande. Em relação a uma suposta atuação dos “brothers”, não daria para combinar uma interpretação que que poderia durar por meses, do contrário, a Globo não precisaria contratar mais atores para completar o elenco de suas novelas, pois teria dentro do reality os melhores atores do mundo.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: