Resumo “A Terra Prometida”: Otniel vira primeiro juiz de Israel após morte de Josué
Ao retornar da escravidão, o rapaz casa com Acsa e passa a liderar os hebreus como substituto do líder das doze tribos


“A Terra Prometida” está se aproximando de seus momentos finais e muita coisa emocionante ainda está por vir. Um dos momentos mais marcantes da trama bíblica será a reviravolta dada por Otniel (Leonardo Miggiorin). O rapaz passa de escravo à líder hebreu. Ele vai passar por muitos perrengues nos próximos capítulos do folhetim, será feito escravo e ficará longos dez anos longe de sua família e amigos. Serão muitos obstáculos diante do filho de Quenaz (Zeca Carvalho), mas ele conseguirá superar todos com muita bravura e determinação. Após todo esse sofrimento, o bravo guerreiro ainda será escolhido como sucessor de Josué (Sidney Sampaio).
Após conseguir fugir das masmorras de Jerusalém, na companhia de Salmon (Rafael Sardão), o sobrinho de Calebe (Milhem Cortaz) e feito prisioneiro por uma companhia de mercadores de escravos. Seu parceiro de missão consegue escapar do ataque, mas não consegue ajuda-lo. Sem qualquer aliado por perto, o jovem é subjugado e forçado a se submeter a um regime de escravidão por longos dez anos, quando finalmente consegue escapar após matar o líder dos bandidos e libertar os outros detentos, entre eles, Mara (Cristiana Oliveira), que havia sido capturada depois de ter matado um soldado hebreu e fugido do Gilgal. Ela havia sido condenada pelo sequestro de filho de Raabe (Mirian Freeland) e Salmon.
Ao retornar para o acampamento israelita, Otniel é recebido com muita alegria. Ele casa com Acsa (Marisol Ribeiro), grande amor da sua vida, que o esperou por todos esses anos. Pelo conjunto de suas qualidades, o filho de Quenaz é escolhido como novo líder hebreu após a morte de Josué, no término da novela, em março. O rapaz assume a função de primeiro juiz de Israel, porém, pouco ou quase nada de sua história será contada após esse desfecho.
