EUA irão apoiar o ingresso do Brasil na OCDE no lugar de Argentina

Os presidentes Donaldo Trump (EUA) e Jair Bolsonaro (Brasil) alinharam novamente a cooperação entre os dois países
Os presidentes Donaldo Trump (EUA) e Jair Bolsonaro (Brasil) alinharam novamente a cooperação entre os dois países
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Parece que o jogo virou. Nesta quarta-feira (15), os Estados Unidos confirmaram através de carta ao Conselho da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que irão recomendar formalmente a entrada do Brasil no grupo. Anteriormente, o governo americano disse que iria apoiar a entrada da Argentina.

As informações foram confirmadas pelo Itamaraty e o próprio presidente Jair Bolsonaro fez questão de publicar a notícia em seu Twitter.

A entrada do Brasil na organização havia sido solicitada em 2017, no governo de Michel Temer, mas não foi bem-sucedida. Com o novo presidente, uma nova tentativa foi feita por Bolsonaro, levando o pedido diretamente à Donald Trump, que inicialmente disse apoiar a iniciativa. Entretanto, no mês de outubro, o governo americano acabou endossando a entrada de Argentina e Romênia no grupo. A insatisfação por parte do governo brasileiro foi grande, principalmente devido as concessões realizadas aos americanos durante os meses anteriores.

Mas, ao que indica, o posicionamento foi revisto e Donald Trump voltou a apoiar o Brasil formalmente e dando a desejada recomendação à OCDE. A nota da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil diz que “o governo brasileiro está trabalhando para alinhar as suas políticas econômicas aos padrões da OCDE enquanto prioriza a adesão à organização para reforçar as suas reformas políticas”.

Caso o Brasil passe a de fato integrar a OCDE, o país abrirá mão dos tratamentos especiais que recebe por parte da OMC (Organização Mundial do Comércio), não sendo mais considerado país “em desenvolvimento”, ficando assim sem maiores prazos para cumprimentos de acordos, além de outras medidas de auxílio do comércio entre países.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: