Campanha pela saída de Abraham Weintraub do ministério da educação ganha as redes sociais

Abraham Weintraub, Ministro da Educação.
Abraham Weintraub, Ministro da Educação.
Kelly Lima
Por Kelly Lima

Desde que assumiu a cadeira de Ministro da Educação, Abraham Weintraub causou muita polêmica e recebeu duras críticas de várias instituições e de parte da população. Seu comportamento inadequado, cortes de verbas com justificativas levianas e falhas brutais em sua administração não passaram despercebidas e foram se acumulando. Contudo, parece que a paciência do povo está começando a se esvair e o estopim foi o grave erro encontrado na prova do Enem e mais recentemente nas inscrições do SISU. As falhas despertaram a revolta de milhares de estudantes e simpatizantes da causa estudantil, que iniciaram uma campanha nas redes sociais pedindo a saída do ministro.

O problema todo iniciou na segunda-feira, 20, quando o Instituto de Pesquisas Educacionais, INEP, encontrou nada menos que 5.974 erros nas notas de estudantes, ocasionando a revisão de 3,9 milhões de provas. Vale ressaltar que o MEC só concordou em revisar as notas, após várias reclamações feitas por parte de alunos. Ainda assim Weintraub, insistia em afirmar que o governo Bolsonaro havia feito “o melhor Enem da história”. Todavia, mesmo com a descoberta falha, o governo optou por manter as datas de inscrições para o SISU, o que também não deu certo, pois a mesmo também vem apresentando sérios erros.

Com isso, a hastag #erronoenem e erronosisu passaram a inundar as redes sociais, em especial o Twitter. Sem respostas que satisfaçam os alunos prejudicados, ou algum sinal de que algo realmente estaria sendo feito, os internautas passaram a subir uma nova tag, a #foraweintraub pedindo a exoneração do ministro. Muitas charges e memes satirizando o drama vivido pela educação no Brasil.

A gravidade da situação é tanta, que a deputada Tabata Amaral, do PDT-SP, requereu a presença de Abraham Weintraub na Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre as falhas ocorridas no Enem. "Acabei de protocolar o primeiro requerimento da Comissão de Educação do ano, convocando o Ministro Weintraub para prestar esclarecimento sobre o Enem. Precisamos de respostas sobre o que de fato ocorreu e garantias de que nenhum aluno será prejudicado", escreveu a parlamentar em sua conta Twitter. Enquanto o requerimento aguarda pauta para votação, nós continuamos acompanhando os próximos capítulos dessa trágica novela.

Sobre o autor

Kelly Lima
Kelly LimaWeb designer por curiosidade, Desenhista por amor, Gestora de RH por teimosia, acadêmica de Geografia por sorte e redatora nas horas vagas. Twiiter: Kelly Nivelly (@KNivelly)
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: