OMS declara coronavírus como emergência de saúde internacional

'Devemos lembrar que são pessoas, não números', disse disse Tedros Adhanom Ghebreyesus diretor-geral da OMS.
'Devemos lembrar que são pessoas, não números', disse disse Tedros Adhanom Ghebreyesus diretor-geral da OMS.
Carol Souza
Por Carol Souza

Nesta quinta-feira (30) após contabilizar quase 8 mil casos a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a situação de contaminação do novo coronavírus 2019 n-CoV é considerada como emergência de saúde pública de interesse internacional.

Com casos registrados principalmente na China e em mais de 18 países, informações divulgadas apontam que uma ação coordenada de combate ao coronavírus deverá ser traçada entre diferentes autoridades e governos.

"Devemos lembrar que são pessoas, não números. Mais importante do que a declaração de uma emergência de saúde pública são as recomendações do comitê para impedir a propagação do vírus", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus diretor-geral da OMS em comunicado.

A declaração da OMS preocupou ainda mais a população, visto que esta denominação havia sido usada apenas em casos raros de epidemias que exigem uma vigorosa resposta internacional, a exemplo da gripe suína H1N1 (2009), da polio (2014), do zika vírus (2016) e a febre ebola, que devastou parte da população da África Ocidental de 2014 a 2016 e ainda atinge a República democrática do Congo desde 2018.

O assunto esteve em pauta desde a última semana, quando a comissão especial passou os dias 22 e 23 de janeiro em discussão e, à época, decidiu que ainda era "muito cedo" para declarar estado de emergência.

Com os número de casos subindo em ritmo alarmante, o órgão de saúde ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) elevou a avaliação de risco de "moderado" para "elevado" cinco dias após das reuniões.

Coronavírus no Brasil

Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde do Brasil, declarou em entrevista em Brasília que o protocolo no Brasil não deverá mudar após a declaração de emergência da OMS. Segundo ele, o Ministério da Saúde já está com um planejamento de contingência.

"Só quando tivermos um primeiro caso confirmado é que declararemos emergência de saúde pública no Brasil. Junto à OMS nós verificamos e analisamos as condutas, se temos que mudar ou adaptar de acordo com a OMS", disse Oliveira.

Até o fechamento desta notícia, o Brasil segue com 9 casos suspeitos do novo coronavírus 2019 n-CoV em seis estados: Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (2), São Paulo (3), Paraná (1) e Ceará (1). Conforme informações foram 43 notificações ao todo, sem nenhum caso provável ou confirmado.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: