Jovem ativista Greta Thunberg é indicada ao prêmio Nobel da Paz

Esta é a segunda vez que a ativista é indicada ao prêmio
Esta é a segunda vez que a ativista é indicada ao prêmio
Kelly Lima
Por Kelly Lima

O mundo vem passando por grandes transformações, muitas delas preocupantes, como as envolvendo as mudanças climáticas. Esse é um assunto importante e deveria ser uma constante nos diálogos dos líderes de todas as nações, o que infelizmente não ocorre. Contudo, de tempos em tempos alguém surge e dá um chacoalhão em grandes políticos, voltando a lembrar a relevância do tema. Atualmente, esse papel coube à uma menina de apenas 17 anos, a sueca Greta Thunberg, que por conta de seus esforços para conscientizar a todos sobre as significativas alterações climáticas no globo, acaba de ser indicada para o Nobel da Paz.

A jovem ativista e o seu movimento ‘Sextas-Feiras para o Futuro’, foram indicados por dois deputados conterrâneos ao prêmio. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 30, “Greta Thunberg é ativista climática e a principal razão pela qual merece o prêmio Nobel da Paz é que, apesar de sua juventude, não deixa de alertar os líderes da crise climática”, escreveram Jens Holm e Håkan Svenneling, ao enviarem um e-mail para Comitê Nobel. “Sextas-feiras para o Futuro (‘Fridays For Future’) é o movimento criado em torno de Greta Thunberg. Sem ele e Greta Thunberg, a questão climática não teria ganhado tanta importância”, justificaram.

Em 2019, a jovem foi escolhida como personalidade do ano pela revista Time
Em 2019, a jovem foi escolhida como personalidade do ano pela revista Time
Em 2019, a jovem foi escolhida como personalidade do ano pela revista Time

No ano passado, a adolescente também foi indicada na premiação, assim como foi escolhida pela revista ‘Time’ como a personalidade do ano, o que incomodou muitos líderes políticos, entre eles Donald Trump, EUA, e Jair Bolsonaro, Brasil, com quem Greta trocou algumas farpas, principalmente através das redes sociais. A jovem é extremamente atuante pela causa climática e desde 2018 está em evidência na mídia mundial, graças a sua constante presença no parlamento sueco.

As indicações para possíveis candidatos ao Nobel serão aceitas até amanhã, 31 de janeiro. Após o prazo, o comitê norueguês irá selecionar os mais aptos entre os milhares de nomes submetidos para análise.

Sobre o autor

Kelly Lima
Kelly LimaWeb designer por curiosidade, Desenhista por amor, Gestora de RH por teimosia, acadêmica de Geografia por sorte e redatora nas horas vagas. Twiiter: Kelly Nivelly (@KNivelly)
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: