Famosos rebatem críticas de Pedro Bial a Petra Costa, de "Democracia em Vertigem"

Jornalista divide opiniões entre os internautas
Jornalista divide opiniões entre os internautas
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Um filme brasileiro foi indicado ao Oscar 2020 na categoria de melhor documentário, mas o que realmente está em jogo nas discussões sobre a obra é a questão política abordada pela diretora Petra Costa, constante alvo de ataques por conta da exposição de acontecimentos polêmicos durante o período de transição entre o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, a prisão de Lula e a eleição de Jair Bolsonaro em 2018, com uma série de imagens obtidas a partir de sua própria posição como cineasta e militante. Na última segunda-feira (3), Pedro Bial virou assunto do momento ao criticar duramente o longa e a própria diretora

"É um filme de uma menina dizendo para a mamãe dela que fez tudo direitinho, que ela está ali cumprindo as ordens e a inspiração de mamãe, somos da esquerda, somos bons, não fizemos nada, não temos que fazer autocrítica", disse o ex-apresentador do Big Brother Brasil em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha. "Foram os maus do mercado, essa gente feia, homens brancos, que nos machucaram e nos tiraram do poder, porque o PT sempre foi maravilhoso e Lula é incrível", continuou o jornalista, dividindo opiniões entre os internautas, que de um lado comemoram e do outro se decepcionam com a entrevista.  

Alguns famosos e figuras públicas também utilizaram suas redes sociais para manifestar opiniões sobre as frases disparadas por Bial, a exemplo do escritor e crítico de cinema Pablo Villaça, que chegou a virar os próprios ataques do jornalista contra ele: "Talvez alguém pudesse dizer, sobre a biografia de Roberto Marinho escrita por seu funcionário Pedro Bial: "é um menino querendo dizer para o papai dele que ele fez tudo direitinho, que ele está ali cumprindo as ordens do papai". Quem sabe?".

Cynara Menezes criticou Bial e exaltou a competência de Petra: "como jornalista, pedro bial foi apresentador do BBB e escreveu a biografia do patrão; a petra foi indicada ao oscar de melhor documentário. é muito recalque. isso deve doer no ego de machinho". O Deputado Federal pelo PSOL-SP Ivan Valente também escreveu sobre o assunto no Twitter: "O que irrita profundamente a direita é que Petra Costa vai estar em Hollywood, vai estar na premiação do Oscar. São  os podres desta direita golpista expostos para o mundo. Isso nem Pedro Bial que tenta posar de independente, enquanto escreve a biografia do patrão, perdoa".

O colunista Ricardo Noblat foi enfático ao discordar de todas as frases de Bial, também utilizando as redes sociais: "Só Faltou Pedro Bial chamar Petra Costa de "pirralha". Documentário é um ponto de vista do autor. Você pode concordar com o ponto de vista ou não. O que está em julgamento é a qualidade do documentário, que foi escolhido para disputar o Oscar. Não é pouca coisa".

"Democracia em Vertigem" está disponível na Netflix. Assista ao trailer:

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: