Placas de rua de SP terão significado de seus nomes

As placas terão um QR Code para conhecer mais sobre a história do nome da rua
As placas terão um QR Code para conhecer mais sobre a história do nome da rua
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

A maior cidade do país, São Paulo, possui várias ruas que interligam regiões, bairros e contam histórias. Uma nova lei prevê que as placas de logradouros da cidade ganhem uma descrição breve de seu significado. 

Este novo projeto é de autoria da vereadora Rute Costa (PSD), foi aprovado e sancionado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), e tem o objetivo de que as pessoas tenham mais conhecimento sobre a história da cidade e suas vias. O texto deve entrar em vigor já no mês de abril, a depender do orçamento da prefeitura para a troca das placas.

As novas placas devem conter, além do texto, um QR code que pode ser escaneado pelo celular para saber mais informações sobre o nome das vias que passar, permitindo pesquisa por parte dos usuários. O Viaduto do Chá, por exemplo, será descrito como “local onde se concentrava intensa plantação de chá da Índia”.

A lei nº 17.302/2020 prevê em seu texto que “A sinopse de que trata o caput deste artigo conterá informações sucintas sobre a personalidade homenageada e/ou sobre os fatos aludidos pela denominação”.

O importante também é que a Prefeitura reverta a situação de centenas de ruas sem placas na cidade, o que dificulta a localização de logradouros, em especial nas zonas mais precárias da cidade. No centro de São Paulo, os problemas vistos já são os desgastes da sinalização, colocadas há muitos anos e deterioradas com o passar do tempo e do clima.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: