Coronavírus: Após caso confirmado em São Paulo, outros 20 são investigados no Brasil

12 casos suspeitos estiveram na Itália nas últimas semanas
12 casos suspeitos estiveram na Itália nas últimas semanas
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Após confirmação do primeiro caso de Coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (26) que outros 20 pacientes estão sendo investigados. Das 20, 12 estiveram na Itália, onde houve surto de Covid-19, a doença provocada pelo vírus, e de onde veio o primeiro caso confirmado no país. O paciente de 61 anos retornou para São Paulo no dia 21 de fevereiro após passar 12 dias no norte italiano, e apesar de ter chegado sem sintomas, apresentou algumas complicações posteriormente e foi para o hospital Albert Einstein, onde realizou exames que comprovavam a presença do vírus. 

O passo seguinte foi enviar o caso ao Instituto Adolfo Lutz para contraprova, e foi confirmada a presença do vírus, gerando situação de alerta aos hospitais e à população. De acordo com informações divulgadas pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, somente 16 passageiros do avião em que o paciente estava durante a viagem de volta ao Brasil serão levados para observação, e explicou o motivo com base no baixo nível de eficácia da quarentena "nesse tipo de situação". 

Entre os 20 que estão sendo monitorados atualmente, além dos 12 que estiveram na Itália, duas retornaram da Alemanha, uma da China, duas da Tailândia, uma da França, uma entrou em contato com um caso suspeito e outra entrou em contato com o paciente confirmado em São Paulo. Os pacientes sob suspeita estão espalhados por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e Paraíba.

O diagnóstico laboratorial do coronavírus é realizado no Instituto Adolgo Lutz, em São Paulo, no Instituto Evandro Chagas, em Belém, e na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Este é o passo final para oficializar o diagnóstico, após encaminhamento do hospital no qual o paciente passou pelos testes iniciais de vias aéreas e escarro. Os sintomas são semelhantes a uma gripe comum, com presença de tosse, dificuldade para respirar e febre. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: