Taylor Swift escreve, dirige e estrela clipe de "The Man"; Assista

Cantora mostra como é fácil ser homem em vídeo recheado de 'easter-eggs'
Cantora mostra como é fácil ser homem em vídeo recheado de 'easter-eggs'
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Referências. Assim podemos descrever o caminho que Taylor Swift escolheu no roteiro que assinou no clipe de "The Man", lançado nesta quinta-feira (27). No vídeo, também dirigido pela cantora, é possível vê-la caracterizada como um empresário "dono da razão", que clama pelo protagonismo a todo instante e o conquista facilmente, simplesmente por ser homem, em um verdadeiro e necessário deboche aos estereótipos masculinos repetidos pelo mundo e que afetaram o desenvolvimento da própria carreira da artista, como demonstrado ao longo do clipe, que desde a divulgação da prévia na última quarta-feira (26), já havia entrado para a lista de assuntos do momento no Twitter

Logo no início, quando o protagonista aparece fumando um charuto no metrô, sem se importar com as pessoas ao redor e com as pernas totalmente abertas, a câmera se afasta lentamente e exibe um cartaz com o título "BO$$ SCOTCH", em referência ao empresário Scott Borchetta, fundador da "Big Machine Label Group" e responsável pela venda da companhia, junto aos direitos das músicas da cantora, a Scooter Braun, que também é referenciado, ainda mais explicitamente, em seguida. 

Ao chegar na estação de metrô, "o homem" vai até uma parede para urinar, e nela podemos ver uma série de mensagens indiretas a Braun, começando pelos nomes dos álbuns anteriores ao "Lover", acompanhados de um cartaz escrito "Perdidos. Caso encontre, devolver para Taylor Swift", e uma placa com o desenho de um patinete e o símbolo de proibido (patinete é "scooter", em inglês). 

Ela também deixa no ar uma singela lembrança a Leonardo DiCaprio e o filme "O Lobo de Wall Street" com a cena em que aparece em uma embarcação de luxo, cercado de mulheres. Outro momento importante acontece mais para o final, em uma exibição de como poderia ter sido se um homem tivesse reagido da mesma forma que Serena Williams na partida em que discutiu com o árbitro José Miguel Fernandes, em 2018. E só pra deixar avisado: quem interpreta o juiz é o próprio pai de Swift.

Se isso não bastasse, o clipe também é recheado de easter-eggs menores, em pequenos detalhes, como as manchetes do jornal lido pelo protagonista no metrô, além de outras frases e simbologias espalhadas pelo cenário e deboches constantes ao poder masculino de se tornar "herói", a exemplo de quando o empresário sai rapidamente com a filha, praticamente como uma obrigação, e é visto como "melhor pai do mundo" pelas pessoas no parque, ou quando passa por um corredor de braços e mãos aleatórios que o cumprimentam após dormir com uma mulher, entre vários outros momentos que podem ser assistidos a seguir: 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: