Notícias

Surto do novo Coronavírus é oficialmente declarado como pandemia pela OMS

Marcos Henderson
Atualizado há quase 5 anos
Surto do novo Coronavírus é oficialmente declarado como pandemia pela OMS
Após pressões em diversos países, OMS fez o anúncio oficial nesta quarta, 11

O surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi oficialmente classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pandemia, nesta quarta-feira (11) e volta a alertar todos os países a tomarem as devidas providências para tentar conter os avanços dos números, que já chegam a 118 mil pessoas contaminadas em 114 países, incluindo o Brasil. 

Apesar do termo, o diretor da OMS, Tedros Adhanon, fez questão de deixar claro que não se trata de uma mudança no cenário global, e sim de uma atualização denominal, alertando para a necessidade de se manter ou ampliar os esforços contra a doença. “Lembro a todos os países que estamos pedindo a vocês para ativar e ampliar seus mecanismos de resposta a emergências [...]", informou Adhanon, também lembrando da importância do âmbito das comunicações para atingir efetivamente o povo. "[...] comunicar-se com seu pessoal sobre os riscos e como eles podem se proteger, encontrar, isolar, testar e tratar todos os casos e rastrear todos os contatos [que pacientes contaminados tiveram]”, completou.

Na última terça-feira (10), imagens chocantes mostravam ruas italianas desertas após decreto de quarentena generalizada no país, responsável por fechar escolas, comércio e pela obrigatoriedade de permanecer em casa, além da modificação no horário de aeroportos e outros sistemas de transporte. 

No Brasil, já subiu para 34 o números de casos confirmados, e coube à Agência Nacional de Saúde Suplementar tomar medidas. Agora será obrigatória a todos os planos de saúde o teste para detecção do SARS-CoV-2, para que seja agilizado qualquer tipo de quarentena individual, já que após a primeira confirmação, no hospital, ainda é necessário enviar a amostra para um dos três institutos oficiais de contraprova no país: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde (IEC/SVS), em Belém, e Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Gostou da matéria? Compartilhe!