Bill Rieflin, baterista do Ministry, R.E.M. e King Crimson morre aos 59 anos

O talentoso baterista ainda tocou com Nine Inch Nails, Swans e mais
O talentoso baterista ainda tocou com Nine Inch Nails, Swans e mais

Bill Rieflin, baterista de bandas como Ministry, R.E.M. e mais recentemente no King Crimson, faleceu aos 59 anos. O músico talentoso morreu após uma longa batalha de quase dez anos contra o câncer.

A notícia foi revelada pelo guitarrista do King Crimson, Robert Fripp, que escreveu no Facebook: "Uma ligação de Tracy Rieflin em Seattle... Tracy disse a Toyah e a mim que o dia estava cinza, e quando Bill voou, as nuvens se abriram e o céu ficou azul por cerca de quinze minutos. Voe bem, irmão Bill! Minha vida é incomensuravelmente mais rica por conhecê-lo".

Rieflin começou no final dos anos 70 e início dos anos 80 em Seattle, tocando com bandas como The Telepaths e The Blackouts. Eventualmente, alguns membros do The Blackouts, incluindo Rieflin, foram recrutados por Al Jourgenson para ingressar no Ministry.

Foi na cena industrial que Rieflin fez seu nome, depois de tocar bateria nos álbuns clássicos do Ministry "The Land of Rape and Honey"," The Mind Is a Terrible Thing to Taste", e "Psalm 69: The Way to Succeed and the Way to Suck Eggs". Rieflin também se apresentou em vários álbuns das firmas industriais KMFDM, bem como nos esforços de Revolting Cocks e Pigface, entre outros.

"Hoje perdemos um artista maravilhoso, um ser humano tremendo e parte integrante dos desenvolvimentos e sucesso do Ministry", dizia uma declaração nas páginas nas redes sociais do Ministry.

Rieflin também tocou com Swans e se apresentou em uma faixa no "The Fragile", do Nine Inch Nails.

Em 2003, Bill Rieflin se juntou ao R.E.M., tocando bateria com a banda até a separação em 2011. Além de fazer turnê com a banda, ele apareceu nos álbuns "Around the Sun", "Accelerate" e "Collapse Into Now". No momento de sua morte, Rieflin era um membro atual do King Crimson, apesar de ter se afastado das turnês em 2016.

O baixista do Nirvana, Krist Novoselic, está entre os artistas que estão de luto por Rieflin, e em seu Twitter, lamentou sua morte "Sinto muito por Bill Rieflin falecer. Uma pessoa direta e excelente músico", disse ele. A família de Bill Rieflin emitiu a seguinte declaração sobre sua morte:

"O músico Bill Rieflin faleceu após um duelo de oito anos contra o câncer.

Nascido em Seattle e residente ao longo da vida, Bill era um músico de classe mundial que estava em casa na bateria, guitarra, baixo e teclados. Ele também foi um compositor e produtor talentoso que possuía uma orelha sofisticada, uma profundidade de talento raro e total dedicação ao seu ofício.

Conhecido por grande parte de sua carreira como baterista extraordinário, Bill se apresentou com uma grande variedade de artistas e bandas, de Swans e Ministry à R.E.M.  King Crimson e muitos mais.

Bill também perdeu sua amada esposa após 27 anos de casamento, a pintora-mestre Francesca Sundsten, pro câncer no ano passado.

Sua maneira refinada, mente brilhante, olho para o senso de humor irônico e lendário o definiam como um homem de bom gosto, paladar e companhia.

Sentiremos sua falta terrivelmente. Descanse bem, Bill".

Comentários

Música

Mais Música