Missão espacial Apollo 13 completa 50 anos

O lançamento do foguete 'Saturn V' ocorreu no Centro Espacial John F. Kennedy em 11 de abril de 1970
O lançamento do foguete 'Saturn V' ocorreu no Centro Espacial John F. Kennedy em 11 de abril de 1970
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

A Apollo 13, para os que não eram nascidos em 1970, foi uma das missões espaciais que tinha como intenção realizar o terceiro pouso do tripulado na lua. Mas nem tudo foram flores para esta missão da NASA que completa 50 anos de realização.

O fato é que a missão fracassou, não alcançando o seu objetivo final que era a Lua. A ideia dos engenheiros, pesquisadores e todo corpo de colaboradores da missão era de ajudar na conquista da lua, levando em conta a corrida à época pelo espaço entre Estados Unidos e União Soviética.

Você pode não lembrar da história da missão e seu fracasso, mas com certeza já ouviu falar da célebre frase “Houston, we've had a problem”, que foi o alerta dado durante esta missão pela tripulação e foi tema de filmes, documentários, entre outras produções. Além disso, deve ter ouvido falar também dos famosos astronautas Jim Lovell (o comandante), John Swigert e Fred Haise que conseguiram retornar à Terra vivos.

Sem dúvidas, sobreviver a uma ida ao espaço e retornar à Terra com problemas durante a missão há 50 anos, é um grande feito, o que garantiu à Nasa e à missão Apollo 13 o título de fracasso e sucesso ao mesmo tempo.

A história da missão iniciou em 11 de abril, com a tripulação embarcada no foguete “Saturn V”. Dois dias depois, um problema em um tanque de oxigênio fez com que o objetivo final da missão fosse cancelado. Com isso, a missão agora era retornar à Terra com todos os tripulantes vivos. No dia 17 de abril, após um trabalho coordenado da Nasa, o módulo lunar caiu no Oceano Pacífico e a falha no tanque de oxigênio ficou como uma lição aos pesquisadores.

Os tripulantes da missão Apollo 13 foram: Jim Lovell, John Swigert e Fred Haise
Os tripulantes da missão Apollo 13 foram: Jim Lovell, John Swigert e Fred Haise
Os tripulantes da missão Apollo 13 foram: Jim Lovell, John Swigert e Fred Haise

Outros fatos curiosos da missão foi a grande repercussão midiática, já que tanto seu lançamento quanto o retorno foram registrados por câmeras e transmitidos pela televisão. Um grande interesse mundial pelo Programa Apollo foi gerado principalmente pelo resgate de seus tripulantes, todos vivos. Milhares de pessoas no mundo pararam suas atividades para rezar em prol da segurança dos astronautas.

Com a impossibilidade de se organizar uma grande comemoração em prol dos 50 anos da missão devido ao surto do novo coronavírus, a NASA preparou um site chamado de Apollo 13 em tempo real, contando detalhes sobre a missão, com vídeos, transcrições de áudios entre outros.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: