Governador de Vêneto confirma Festival de Veneza em setembro

Luca Zaia afirma que a data será mantida, mas ainda não detalhou as possíveis restrições
Luca Zaia afirma que a data será mantida, mas ainda não detalhou as possíveis restrições
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O governador de Vêneto, Luca Zaia, confirmou a manutenção da data original do Festival de Veneza, de 2 a 12 de setembro, em revelação feita dias após a Bienal de Veneza, que supervisiona o festival de cinema e vários outros eventos artísticos, adiou sua Bienal de Arquitetura para 2021, mas manteve as datas de outono do festival de cinema.

No domingo (24), Zaia afirmou que o adiamento da Bienal de Arquitetura aconteceu por causa de complicações na construção dos pavilhões necessários, mas que não havia nenhum empecilho para a realização do festival de cinema, embora ele tenha avisado que o número de filmes deverá ser reduzido este ano. A decisão acontece com respaldo de executivos da indústria cinematográfica, que foram consultados no início de maio para determinarem suas preocupações e sugestões para a próxima edição. 

O diretor artístico do Festival de Veneza, Alberto Barbera, precisou realizar um trabalho de seleção dos atores e produtores dispostos a participar da edição, assinando uma carta com a avaliação final das possibilidades de realização do evento. "Sabemos que seria simplesmente impossível planejar um festival sem saber se todos estão dispostos a usá-lo para dar um novo começo e um forte sinal para manter o cinema vivo, mesmo em tempos difíceis", afirmou Barbera.

Maiores detalhes sobre o funcionamento do Festival de Veneza ainda não foram divulgados, mas acredita-se que haverá uma série de restrições específicas e alguns mecanismos para incluir aqueles que não puderem comparecer fisicamente ao evento, mas realizaram credenciamento prévio. 

Apesar de ter se tornado um dos focos principais da Covid-19, a Itália já diminui consideravelmente o número de casos e já deu início ao afrouxamento do isolamento social. No último domingo, o balanço diário apontou 300 casos e 92 óbitos registrados nas últimas 24 horas, a menor contagem desde 2 de março. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: